segunda-feira, 10/11/2025

CAARAPÓ: Proerd forma 186 alunos no municipio.

Em solenidade realizada na noite da última sexta-feira (21), no salão de evento da Apae, em Caarapó, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) promoveu a formatura de 186 alunos da rede municipal de ensino, tratando-se de parceria entre a prefeitura municipal e a Polícia Militar. Os estudantes formandos integram sete turmas de quinto ano das escolas municipais Cândido Lemes dos Santos, Professor Moacir Franco de Carvalho e Rui Barbosa.

O Proerd, de caráter preventivo, tem como origem um programa criado pela Polícia de Los Angeles (EUA), com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policiais, denominado DARE (Drug Abuse Resistence Education), cujo objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da Polícia Militar na questão do uso indevido de drogas e da violência pelas crianças do ensino fundamental, tendo sido adaptado para a realidade brasileira. É ministrado exclusivamente por policiais militares, que são rigorosamente selecionados e capacitados com o curso de formação de instrutor, preparados para trabalhar com crianças da pré-escola e anos iniciais do 1° ao 4º ano; crianças do 5º e 7º ano do ensino fundamental e Proerd para Pais.

Mato Grosso do Sul foi o 3º Estado a implantar o Programa no Brasil. Este ano, o Proerd completa 26 anos de atividades de prevenção, desenvolvidas em escolas da rede pública municipal e estadual, bem como em escolas da rede particular de ensinojá tendo atendido mais de 300 mil pessoas em todo o Estado.

Os conhecimentos sobre os danos do uso e abuso das drogas e formas de evitá-las são transmitidos aos alunos através de lições com a utilização de um Livro do Estudante Proerd e Cartazes, aplicando-se uma aula semanal por turma, com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros.

Além de manter as crianças longe das drogas, com o Proerd, a corporação da PM tem a possibilidade de fazer a aproximação do policial militar com a comunidade, já que ele trabalha fardado com os alunos em sala de aula, na presença do professor, fazendo com que haja melhor interação entre a PM, a escola e toda a sociedade.

O instrutor do Proerd em Caarapó foi o Cabo PM Alessandro Martins.

No fim do evento, os alunos receberam certificados de conclusão do curso, estando aptos a compartilhar o aprendizado relativo ao Proerd. Além disso, foram apresentadas as melhores redações, no total de três, sendo destacados, pela Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos – 1º lugar: Isabelly Oliveira dos Santos – 5º ano C; 2º lugar: Gabriel Duarte da Silva – 5º ano B; e 3º lugar: Stefany da Silva Holsbach – 5º ano A.

Escola Municipal Professor Moacir Franco de Carvalho – 1º lugar: Yasmim Cristina Maurício Garcia – 5º ano B; 2º lugar: Yasmim Ifran Batista – 5º ano A; e 3º lugar: João Marcos Lima Acunha – 5º ano A.

Escola Municipal Rui Barbosa – 1º lugar: Mariana Alves Prado – 5º ano A; 2º lugar: Melissa Alves Prado – 5º ano A; e 3º lugar: Izabelly Figueredo da Silva – 5º ano A.

Os primeiros colocados receberam uma bicicleta como prêmio, enquanto os demais foram agraciados com uma miniatura do Leão do Proerd.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

OAB/MS ajuíza ação civil pública e obtém decisão para bloqueio imediato de linhas usadas no “Golpe do Falso Advogado”

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), conquistou uma importante vitória judicial na luta contra o crescente e alarmante...

Cidade da juventude transforma Campo Grande com cultura e oportunidades

A juventude é potência, e quando se tem oportunidade, o futuro se transforma. É isso que a Cidade da Juventude 2025 vai fazer em...

Costelão Fogo de Chão agora é patrimônio cultural de Campo Grande

Foi sancionada pelo Executivo Municipal a Lei 7.512/25, de autoria do vereador Otávio Trad que instituí no calendário de eventos de Campo Grande, o...

Criança internada com suspeita de leishmaniose na fronteira

Um menino de três anos, natural do distrito de Capitán Bado, está internado no Hospital Regional Pedro Juan Caballero com suspeita de leishmaniose cutânea....