quarta-feira, 17/12/2025

Bonito recebe talonários eletrônicos para otimizar trabalho de agentes e autoridades de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) encaminhou para Bonito dez equipamentos para implantação do sistema eletrônico de lavratura de infrações de trânsito. Conhecido como talonário eletrônico, a tecnologia otimiza a prestação de serviços, aumenta a praticidade e a segurança no processo de autuação no trânsito, e reduz o uso de papel no departamento. 

Bonito recebe talonários eletrônicos para otimizar trabalho de agentes e autoridades de trânsito

A ferramenta substituiu os antigos talões de papel, que dão lugar a conjuntos de equipamentos móveis, composto por smartphone e  impressora, que são utilizados pelos agentes da autoridade de trânsito. Com o talonário, os agentes preenchem e consultam em tempo real os dados de veículos, condutores e infrações diretamente no sistema.

“Nós recebemos dez equipamentos, destinamos cinco para a Policia Militar, três para a Guarda Municipal e dois ficarão para os agentes do Demtrat”, destaca o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Bonito, Cristalvo Freitas.

O Chefe de Fiscalização do Detran-MS, Ruben Ajala, destaca que o equipamento facilita o trabalho em campo, além de diminuir erros. “Dessa forma a inserção e as consultas são feitas em tempo real, sem contar que com a implantação do sistema no Estado, tivemos uma redução de mais de 70% de erros de preenchimento em relação ao preenchimento manual, tendo em vista também a questão da grafia, e a digitação, pois era necessário um segundo agente para fazer esse serviço, e com o talonário isso não é mais necessário”.

Nos padrões antigos, o trâmite que envolve um Auto de Infração de Trânsito (AIT), da lavratura da autuação até a notificação do infrator, levava em média 15 dias. Com o talonário eletrônico, a infração entra na base de dados nacional no mesmo dia e o proprietário do veículo é autuado em aproximadamente três dias. 

O dispositivo promove celeridade, segurança e rapidez, além da economia com a confecção de talonários impressos, com o deslocamento de profissionais e no tempo do agente que atua no trabalho de fiscalização de trânsito.

Com informações de Detram

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

PSG bate Flamengo nos pênaltis e fatura o título

O PSG conquistou, pela primeira vez, a Copa Intercontinental ao vencer o Flamengo nos pênaltis em uma final emocionante. Após 90 minutos intensos, Kvaratskhelia...

Funsat inaugura Polo Moreninhas com balcão de empregos e cursos gratuitos

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) vive um momento histórico nesta quarta-feira (17) com a inauguração do Polo Funsat Moreninhas, que amplia o acesso...

Coronel David anuncia novas emendas, obras e garante reforço na segurança em Amambai

Em agenda oficial no município de Amambai nesta sexta-feira (12), o deputado estadual Coronel David (PL) concedeu entrevista, ao lado do prefeito Sérgio Barbosa,...

Representantes de MS, Ivinhema e Naviraiense disputam amistoso preparatório para Copinha 2026

As equipes do Ivinhema e do Naviraiense se enfrentam na manhã deste sábado (13) em amistoso preparatório para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026. Ambos são...