sexta-feira, 19/12/2025

Bonito recebe talonários eletrônicos para otimizar trabalho de agentes e autoridades de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) encaminhou para Bonito dez equipamentos para implantação do sistema eletrônico de lavratura de infrações de trânsito. Conhecido como talonário eletrônico, a tecnologia otimiza a prestação de serviços, aumenta a praticidade e a segurança no processo de autuação no trânsito, e reduz o uso de papel no departamento. 

Bonito recebe talonários eletrônicos para otimizar trabalho de agentes e autoridades de trânsito

A ferramenta substituiu os antigos talões de papel, que dão lugar a conjuntos de equipamentos móveis, composto por smartphone e  impressora, que são utilizados pelos agentes da autoridade de trânsito. Com o talonário, os agentes preenchem e consultam em tempo real os dados de veículos, condutores e infrações diretamente no sistema.

“Nós recebemos dez equipamentos, destinamos cinco para a Policia Militar, três para a Guarda Municipal e dois ficarão para os agentes do Demtrat”, destaca o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Bonito, Cristalvo Freitas.

O Chefe de Fiscalização do Detran-MS, Ruben Ajala, destaca que o equipamento facilita o trabalho em campo, além de diminuir erros. “Dessa forma a inserção e as consultas são feitas em tempo real, sem contar que com a implantação do sistema no Estado, tivemos uma redução de mais de 70% de erros de preenchimento em relação ao preenchimento manual, tendo em vista também a questão da grafia, e a digitação, pois era necessário um segundo agente para fazer esse serviço, e com o talonário isso não é mais necessário”.

Nos padrões antigos, o trâmite que envolve um Auto de Infração de Trânsito (AIT), da lavratura da autuação até a notificação do infrator, levava em média 15 dias. Com o talonário eletrônico, a infração entra na base de dados nacional no mesmo dia e o proprietário do veículo é autuado em aproximadamente três dias. 

O dispositivo promove celeridade, segurança e rapidez, além da economia com a confecção de talonários impressos, com o deslocamento de profissionais e no tempo do agente que atua no trabalho de fiscalização de trânsito.

Com informações de Detram

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Governo de MS orienta contribuintes sobre prazos e vantagens no ITCD, Refis e IPVA

O Governo de Mato Grosso do Sul reforça que dezembro reúne os principais prazos para quem pretende regularizar pendências fiscais ou aproveitar vantagens previstas...

Ataque Brutal: pistoleiros executam homem em plena rua

Gustavo Fernandes Ribeiro (30) foi executado com cerca de 12 tiros em uma emboscada no fim da tarde de terça-feira (16), no bairro Aquarius...

Discussão em bar termina em grave lesão por garrafada

Um homem de 36 anos foi internado em estado grave depois de ser atingido no abdômen por uma garrafa quebrada, em Itaporã. O agressor...

Oliveiras de Israel apreendidas ganham nova vida em MS

A Receita Federal apreendeu oliveiras centenárias trazidas irregularmente da Argentina e destinou as árvores à UEMS. A instituição planeja utilizá-las em projetos de paisagismo,...