terça-feira, 9/12/2025

Assistentes Educacionais Infantis da REME participam de formação continuada

Cerca de 540 assistentes da Educação Infantil do grupo 1 das EMEIS (Escolas Municipais de Educação Infantil), participaram nesta sexta-feira (8), de formação continuada realizada pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Semed (Secretaria Municipal de Educação). O encontro acontece nos dois períodos, matutino e vespertino, em seis salas do Instituto Libera Limes, região central da Capital.

Na ocasião, o secretário de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, falou do desafio dos profissionais da educação. “Quando você cuida de um bebê, você tem o futuro nas suas mãos e por isso eu digo que é uma missão de amor e dedicação, pois você também faz parte dessa história, por isso o saber, o conhecimento é primordial para construir não apenas um profissional de excelências, mas principalmente humanizado”, destacou.

O secretário falou ainda sobre o processo seletivo com 1.578 vagas e com inscrições abertas até 13 de março. “Já temos sete mil inscritos, com o salário de R$ 1,9 mil e outras conquistas da categoria”.

Formação

A formação é para proporcionar o desenvolvimento pedagógico às assistentes, para crianças de 4 meses até 2 anos e 11 meses.

De acordo com a chefe da Divisão de Educação Infantil das Superintendências de Políticas Educacionais da Secretaria, Leusa de Melo, o intuito é preparar as profissionais cada vez mais para que possam entender como é que os bebês aprendem e se desenvolvem. “Articular práticas pedagógicas que vão do acolhimento até o desenvolvimento educacional. Toda formação profissional também é uma formação humana, porque a gente se torna um humano melhor a partir das emoções que a gente tem”.

Para Lilly Centurião, que está há mais de dez anos como assistente educacional, é de suma importância o conhecimento para garantir a qualidade profissional. “A formação é para a gente cada vez mais saber o direito das crianças, porque as leis vão mudando e por isso é necessária a formação para também tirar dúvidas”, pontuou a assistente da EMEI Professora Therezinha Mandetta Trad.

Michelle Medeiros é assistente da EMEI Profº. Valdomiro Alves Gonçalves, e diz que o aprendizado que se tem é gratificante na formação profissional. “O que eu aprendo aqui eu levo para a vida. Eu amo o que faço, a gente aprende muito com essas crianças, o amor que eles nos transmitem no olhar é a nossa maior recompensa. E isso me move a sempre querer mais, para poder oferecer o melhor de mim os alunos”.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Vereadora Luiza lidera mobilização contra o feminicídio em Campo Grande

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) confirmou presença na Mobilização Nacional Mulheres Vivas, marcada para domingo, dia 7, em diversas cidades do país, incluindo Campo...

Ibama realiza visita técnica ao depósito de rejeitos do césio-137 em Goiás

Representantes do Ibama participaram de uma visita técnica ao Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO), em Abadia de Goiás, para acompanhar o...

MS amplia ações de defesa às mulheres vítimas de violência

O Governo de Mato Grosso do Sul ampliou as orientações e o apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, com normatização das...

Presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, realiza abertura do I Simpósio da Jovem Advocacia

​A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), realizou na noite desta terça-feira (2) a abertura do I Simpósio da...