quarta-feira, 22/10/2025

Aquidauana entrega PDM e integra acordo para melhorar índices de gestão e promover desenvolvimento

Ontem, 21, durante o 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, a Administração Municipal de Aquidauana participou da assinatura do Acordo Municipal de Gestão e da entrega do Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), elaborado pelas secretarias municipais em parceria com o Sebrae/MS, como parte das ações do Programa Cidade Empreendedora.

A entrega do PDM ao governador Eduardo Riedel foi feita pelo prefeito Mauro do Atlântico, junto com os secretários municipais Alexandre Périco (Gestão Estratégica), Sandra Calonga (Saúde e Saneamento), Ernandes Peixoto (Finanças) e Clériton Alvarenga (Assistência Social), o diretor-superintendente do Sebrae/MS – Cláudio Mendonça e os vereadores: Genivaldo Montana, Fred Frank, Reinaldo Kastanha, Valter Neves, Nilson Pontim, Juracy Jesus, Marquinhos Taxista e Sargento Cruz.

Para a elaboração do PDM de Aquidauana, a prefeitura sob coordenação da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica promoveu junto com o SEBRAE, em agosto e setembro de 2025, estudos e workshops com a equipe técnica da prefeitura, representantes do Poder Legislativo, Sociedade Civil Organizada, instituições de ensino e de pesquisa e diversas associações.

Segundo explicou o SEBRAE-MS, o Acordo Municipal de Gestão é uma ferramenta em que secretários municipais e prefeitos celebram entre si o compromisso pela melhoria das condições de desenvolvimento e qualidade de vida para a população e, a partir da assinatura com o Estado, os municípios se comprometem em atuar para que os objetivos sejam alcançados.

“Foram vários encontros, reuniões, rodas de estudo e discussão no processo de construção do plano, de forma democrática, com a participação da equipe técnica da prefeitura e do Sebrae para estruturar o documento. Agradecemos a todos que colaboraram conosco para a elaboração desse documento tão importante para o andamento da gestão municipal”, explicou o secretário municipal de Gestão Estratégica, Alexandre Périco, que também é o articulador do programa Cidade Empreendedora em Aquidauana.

Vale destacar que, o PDM vem ao encontro do MS Ativo e alinha o desenvolvimento local em quatro eixos: 1) desenvolvimento econômico e empreendedorismo sustentável; 2) educação, inovação e capital humano; 3) infraestrutura, mobilidade e sustentabilidade urbana; 4) governança, gestão pública e inclusão social.

O Governo do Estado parceiro do programa Cidade Empreendedora tem trabalhado ativamente incentivando os municípios que participam do programa a trabalharem os eixos alinhados ao programa MS Ativo.

Por sua vez, o MS Ativo busca melhorar a qualidade dos serviços públicos, atuando nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente e assistência social, buscando fortalecer a parceria para o desenvolvimento dos municípios e a melhoria da vida da população. O programa também busca descentralizar investimentos, oferecer suporte técnico e recursos e promover a eficiência administrativa e criar ambiente de negócios.

“Ambiente de negócios é a confiança que o empresário tem no município e no estado. E é por isso que os municípios devem olhar com muita atenção para isso. Ambiente de negócio é inovação, é desburocratização, é conversa reta e séria com o empresariado”, destacou o governador Eduardo Riedel, ontem no evento.

O prefeito Mauro do Atlântico destacou que, a atuação do governador Eduardo Riedel tem sido de fortalecimento da gestão pública e do empreendedorismo em diversos municípios do estado por meio de parcerias com o Sebrae e Aquidauana está junto nessa mesma visão.

“Construímos o Plano de Desenvolvimento Municipal pautado nas principais áreas, colocando as demandas existentes e metas pra nossa cidade. Com esse documento em mãos, podemos dialogar com o Governo do Estado buscando recursos e mostrando que as ações que estamos propondo pra cidade estão alinhadas com o MS Ativo. Ou seja, o governador e sua equipe receberam um ‘raio-x’ do que precisamos pra cidade e em que áreas são prioritários os investimentos pra avançar”, afirmou o prefeito Mauro do Atlântico.

Conforme explica o SEBRAE-MS, aprimorar a gestão pública visando ao desenvolvimento dos municípios, fomento à economia local e aumento da qualidade de vida da população é um dos objetivos do Cidade Empreendedora.

Por meio do Cidade Empreendedora, as gestões municipais das 35 cidades participantes foram acompanhadas para a elaboração do documento PDM. A metodologia consiste na coleta de informações e diagnósticos, que resultam na definição de metas e indicadores alinhados aos índices estratégicos nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento econômico e assistência social.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Equoterapia em Mato Grosso do Sul une saúde, inclusão e reabilitação para pessoas com deficiência

Parceria entre SES e Polícia Militar oferece atendimento gratuito e acompanhamento especializado a pessoas com deficiência A SES (Secretaria de Estado de Saúde) tem reforçado...

MS investe R$ 240 milhões em ciência e inovação

Mato Grosso do Sul vive uma revolução silenciosa no campo da ciência e tecnologia. De 2017 a 2025, o investimento saltou de R$ 9...

NOVA ALVORADA DO SUL: Sorteio define as 50 famílias que receberão lotes urbanizados no município.

Na manhã desta sexta-feira (17), a Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul, juntamente com a Agência de Habitação Popular do Estado de Mato...

JARDIM: Castramóvel atende esta semana na região do ESF 4

O Castramóvel, serviço itinerante de castração de animais de estimação oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Jardim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está...