O cacau é uma das culturas mais emblemáticas do Brasil, com destaque para o tipo Amelonado, que predomina no país e é o mais cultivado mundialmente. Originário da região amazônica, o cacaueiro começa sua produção aos três anos e pode durar até 100 anos. A variedade Amelonado é conhecida pela casca amarela e lisa. Além de um aroma suave que é altamente valorizado na indústria de chocolate.
Com a crescente demanda por práticas sustentáveis, o Brasil vem impulsionando a produção do cacau com tecnologias e métodos ecológicos. Em 2024, a Lei nº 14.877/24 instituiu os selos verdes Cacau Cabruca e Cacau Amazônia, incentivando os produtores a adotarem boas práticas ambientais.
A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), com seu Centro de Origem do Cacaueiro, se destaca por preservar uma das maiores coleções de cacau do mundo, facilitando estudos e melhoramentos genéticos. Atualmente, o Brasil é o sexto maior produtor global de cacau e segue avançando em sua produção, com foco na qualidade e na sustentabilidade.