segunda-feira, 9/02/2026

Além do atendimento médico, onde mais o SUS atua? 

Quando pensamos no SUS, é comum que a primeira imagem que surja seja a de uma unidade de saúde, com consultas e atendimentos. Mas o Sistema Único de Saúde é muito mais do que isso: ele está espalhado por todos os cantos, presente em cada gesto de cuidado, em cada ação que garante bem-estar e qualidade de vida.

Nesta sexta-feira (19), o maior sistema público de saúde do mundo completa 35 anos. Uma história construída dia após dia, não apenas nos consultórios e hospitais, mas também naquilo que muitas vezes passa despercebido: a segurança da água que bebemos, o alimento que chega à nossa mesa, a areia em que as crianças brincam.

“O SUS está presente em todas as áreas, desde o atendimento médico, que é o mais lembrado, até no combate às endemias, viroses, fiscalização de estabelecimentos, vacinação, verificação da qualidade da água e da areia, controle de zoonoses”, lembra a superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo.

E há ainda mais: transplantes de órgãos, doação de sangue, autorização para eventos e shows, o socorro rápido do SAMU, o carinho do Programa Saúde na Escola, a presença das equipes do Consultório na Rua, o acolhimento dos bancos de leite humano nas maternidades e até mesmo a atenção dentro dos presídios.

“O serviço é universal e está em todos os lugares, para todos, seja nos atendimentos especializados, nas medicações que chegam pelas unidades de saúde e pela Farmácia Popular, ou nos tratamentos mais complexos que necessitam de acompanhamento hospitalar”, reforça Ana Paula Resende, superintendente da Rede de Assistência à Saúde.

Em Campo Grande, uma cidade com cerca de 954 mil habitantes, já são mais de 1,5 milhão de cartões SUS ativos — prova de que a capital não cuida apenas de si, mas também é referência para outros 33 municípios de Mato Grosso do Sul.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

ITAPORÃ: Gestão municipal coloca a saúde mental no centro das políticas públicas

A campanha Janeiro Branco reforça a importância de olhar para a saúde mental como parte essencial do cuidado integral com a população. Mais do que um...

Com foco em média e alta complexidade, HRMS ultrapassa meio milhão de atendimentos em 2025

Referência em média e alta complexidade pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) encerrou o ano...

CHAPADÃO DO SUL: Novo anticorpo que protege recém-nascidos contra a bronquiolite já está disponível

A rede pública de Saúde de Chapadão do Sul já recebeu o primeiro lote de nirsevimabe, anticorpo incorporado pelo Ministério da Saúde (MS) ao...

Aparecida do Taboado encerra participação com atuação digna no 19º Campeonato Regional de Futsal

Os atletas da equipe de futsal de Aparecida do Taboado, contemplados pelo Programa Auxílio-Atleta, entraram em quadra no dia 3 de fevereiro, para disputar...