terça-feira, 12/08/2025

Agosto Dourado: MS supera meta da OMS em aleitamento materno exclusivo e alerta para apoio coletivo às mães

Mato Grosso do Sul alcançou, em 2024, 63% de prevalência de aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida — índice acima da meta da OMS (Organização Mundial da Saúde), que prevê 50% até 2025. O dado reforça a importância da amamentação como estratégia de saúde pública e marca o Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre o tema.

Liliana destaca que apoio à amamentação precisa ser esforço coletivo. Foto: Helton Davis.

“Superar a meta da OMS mostra o avanço do estado, mas o sucesso depende do apoio coletivo. Em 2025, ações serão realizadas em todo Mato Grosso do Sul para garantir ambientes favoráveis à amamentação, com suporte nos municípios, profissionais de saúde preparados e políticas públicas que acolham as mães”, afirma referência técnica em aleitamento materno da SES, Liliane Rodrigues.

Ela ressalta que a campanha de 2025 chama atenção para a necessidade de criar ambientes que favoreçam a amamentação — tanto em casa quanto no trabalho. Entre os fatores apontados como determinantes estão a licença-maternidade, o suporte de profissionais de saúde, a presença de redes de apoio e a existência de locais adequados para amamentar ou armazenar leite.

Segundo a OMS, o leite materno é o alimento mais completo para os bebês nos primeiros meses e reduz riscos de doenças como infecções respiratórias, diarreia e obesidade. Também fortalece a imunidade, melhora o desenvolvimento cognitivo e diminui a mortalidade infantil.

Além dos benefícios para os bebês, a prática também protege a saúde da mulher, reduzindo o risco de câncer de mama e ovário e favorecendo a recuperação no pós-parto.

O mês de agosto é dedicado ao aleitamento materno por meio da Lei Federal nº 13.435/2017. Em Mato Grosso do Sul, o ipê-branco foi adotado como símbolo da campanha por florescer nesta época do ano e representar o ciclo de renovação da vida.

Mais informações sobre aleitamento estão disponíveis em: www.aleitamento.com.br.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Potência agrícola, Ponta Porã terá rodovia modernizada para ampliar escoamento e segurança viária

Ponta Porã, segunda maior produtora de grãos de Mato Grosso do Sul e 21ª colocada no ranking nacional do agronegócio do Ministério da Agricultura,...

NOVA ALVORADA DO SUL: Ações de saúde reforçam prevenção, cuidados e cidadania no município

A Prefeitura de Nova Alvorada do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ao longo dos últimos dias uma série de atividades...

Brasil mira expansão global no mercado Halal

Nos dias 27 e 28 de outubro, São Paulo será palco do Global Halal Brazil Business Forum (GHB), principal evento da América Latina voltado...

Mutirão de Saúde em Campo Grande reúne prevenção para homens e mulheres

Neste sábado, 09 de agosto, Campo Grande será palco do Mutirão de Saúde do Homem e da Mulher, uma iniciativa conjunta da Casa Rosa...