segunda-feira, 7/04/2025
segunda-feira, 7/04/2025

Agora é Lei: Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre o Herpes-Zóster é instituída em Campo Grande

A prefeita Adriane Lopes sancionou a Lei n. 7.393, de 1º de abril de 2025, de autoria do vereador Dr. Victor Rocha, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município a Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre o Herpes-Zóster.

A iniciativa será realizada anualmente na primeira semana de junho e tem como objetivo promover a ampla divulgação sobre o Herpes-Zóster, abordando suas características, sintomas, causas, tratamento e, principalmente, as medidas preventivas.

A importância da conscientização – O Herpes-Zóster, popularmente conhecido como “cobreiro”, é uma infecção viral causada pelo mesmo vírus da catapora, que pode ser reativado na fase adulta, provocando dores intensas e lesões na pele. A falta de informação faz com que muitas pessoas não reconheçam os primeiros sinais da doença, o que pode levar a complicações sérias, como a neuralgia pós-herpética, uma condição que causa dor crônica.

Para combater esse cenário, a nova lei estabelece uma série de ações durante a Semana Municipal, incluindo:
– Campanhas educativas para disseminar informações e combater o preconceito sobre a doença;
– Palestras, debates e seminários para aprofundar o conhecimento da população e dos profissionais de saúde;
– Divulgação em meios de comunicação e distribuição de materiais educativos nos estabelecimentos de saúde pública;
– Treinamento de profissionais de saúde para melhorar o diagnóstico e o tratamento do Herpes-Zóster.

Parcerias para ampliar o alcance – Para fortalecer as ações da Semana Municipal, o Poder Executivo poderá firmar parcerias com órgãos municipais, estaduais e federais, além de universidades e associações multidisciplinares ligadas à saúde.

Compromisso com a saúde pública – Autor da lei, o vereador Dr. Victor Rocha destacou a importância da iniciativa: “O Herpes-Zóster é uma doença que pode causar muito sofrimento, especialmente entre idosos e pessoas com imunidade baixa. Com informação e prevenção, podemos evitar complicações e garantir um tratamento adequado para quem precisa. Nossa missão é salvar vidas e fortalecer a saúde pública.”

A Lei n. 7.393/2025 já está em vigor e reforça o compromisso de Campo Grande com a prevenção e o bem-estar da população.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Criança lutou com pai para salvar mãe de feminicídio: ‘tentei de tudo’

O feminicídio ocorrido no Recanto das Emas, Distrito Federal, na madrugada de segunda-feira (31/3), que resultou na morte de Maria José Ferreira dos Santos,...

Resgate em Bataguassu: Idosa e filha são libertadas de cárcere privado

Uma idosa de 80 anos e sua filha foram resgatadas na terça-feira (1º) após serem mantidas em cárcere privado e vítimas de abusos em...

Cassems lança tele saúde com consulta online e pronto atendimento digital

A partir desta quarta-feira (2), a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) amplia o acesso à saúde...

Lei que incentiva contratação de vítimas de violência doméstica em MS é aprovada

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, em 2ª discussão, o projeto de lei de autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB) que...