domingo, 3/08/2025

Agora é lei: novas datas-eventos só poderão ser criadas após consulta à população

Proposta pelo deputado Pedrossian Neto, a adoção de critérios para criação de novas datas no calendário oficial de Mato Grosso do Sul foi sancionada pelo Governo do Estado. O texto está quarta-feira (5).

A ideia é que, antes da proposição de leis criando novas ‘datas-eventos’, seja feita audiência ou consulta pública para saber o que a população acha sobre o assunto.

“A ideia é tornar mais relevante o debate que, muitas vezes, está banalizado, que é a elaboração de projetos de lei estabelecendo datas e eventos comemorativos”.

Para o parlamentar, há um excesso de projetos de lei criando determinados dias. E isso faz com que, em certas datas, existam três comemorações diferentes pelo menos, por exemplo.

Segundo o texto, a ideia é que eventual proposta legislativa sobre datas e novos eventos ouça diretamente às pessoas envolvidas no tema, por meio de consulta ou audiência.

O assunto precisa ter “alta significação e representatividade” para públicos específicos ou população em geral, segundo a proposta, agora sancionada.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

MS pedalando para o futuro: além de revelar talentos, projeto traz lições e abre caminho para jovens ciclistas

De um lado, Arthur, de 11 anos. Do outro, Fernanda, de oito. Irmãos que dividem além do sobrenome Ricardo Batista, mas uma paixão: o...

Ex-jogador que agrediu namorada segue em cela compartilhada

Igor Eduardo Pereira Cabral, ex-jogador de basquete acusado de agredir a namorada com 61 socos dentro de um elevador em Natal/RN, permanece preso em...

SP libera R$ 1,5 bi em ICMS para exportadores

O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (1º) a liberação de R$ 1,5 bilhão em créditos acumulados de ICMS para empresas afetadas pelas...

COTAÇÕES – Mercado do boi reage, mas agro segue sob pressão

Após semanas em queda, o boi gordo esboçou reação com valorização em 8 das 9 principais praças monitoradas, rompendo o viés baixista que marcou...