A Anvisa aprovou uma nova indicação terapêutica para o medicamento Empaveli (pegcetacoplana), do laboratório Pint Pharma. O medicamento, que já era usado no Brasil para tratar a Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN), agora poderá ser prescrito também para pacientes com Glomerulonefrite Membranoproliferativa Imunocomplexo Primária (GNMP-CI Primária), uma doença renal rara caracterizada por uma resposta imunológica desregulada, que provoca o acúmulo de imunocomplexos e de componentes do sistema complemento nos glomérulos estruturas responsáveis por filtrar o sangue nos rins.
Esse processo gera inflamação e danos à estrutura renal, podendo levar à presença de proteínas e sangue na urina, síndrome nefrótica e, em casos graves, progressão para insuficiência renal. Com a aprovação, os pacientes passam a ter uma alternativa terapêutica específica, o que pode melhorar o manejo da doença e reduzir a evolução do comprometimento renal, representando um avanço importante em um cenário de opções limitadas.
A decisão da Anvisa foi baseada em rigorosa avaliação de qualidade, segurança e eficácia e foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 19 de janeiro de 2026.
