Retrospectiva 2025: NEGESP contribui para o fortalecimento da cultura de segurança e a qualificação da assistência no SUS de MS

Núcleo atua de forma transversal para reduzir danos evitáveis, qualificar processos e apoiar a melhoria contínua da assistência

Criado em 2025, o NEGESP (Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia de Segurança do Paciente) passou a integrar a estrutura da gestão estadual de saúde de Mato Grosso do Sul como uma instância estratégica dedicada ao fortalecimento da segurança do paciente no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).

Instituído pela Resolução Conjunta SES/FUNSAU nº 02, de 17 de fevereiro de 2025, o núcleo atua como unidade de apoio à SES (Secretaria de Estado de Saúde), com foco na qualificação da tomada de decisões, na redução de riscos assistenciais e no fortalecimento da cultura de segurança em toda a RAS (Rede de Atenção à Saúde).

Coordenadora do NEGESP, Eduarda Tebet.

Desde sua criação, o NEGESP tem como missão aproximar a alta gestão, os serviços de saúde e os profissionais, promovendo práticas baseadas em evidências, monitoramento sistemático de indicadores e a melhoria contínua da qualidade assistencial. Entre suas atribuições estão a proposição de políticas e diretrizes, o apoio técnico em eventos críticos e emergenciais, a capacitação permanente das equipes, a implementação de ferramentas de gestão e a atuação preventiva na identificação e mitigação de riscos que possam comprometer a segurança do cuidado.

Ao longo de 2025, o núcleo consolidou sua atuação ao coordenar ações estratégicas voltadas à segurança do paciente, priorizando uma abordagem educativa, integrada e orientada à qualificação dos processos assistenciais. Essa atuação transversal contribuiu para fortalecer a segurança do paciente como componente estruturante das políticas públicas de saúde no estado.

Para a coordenadora do NEGESP, Eduarda Tebet, a criação do núcleo representa um avanço na organização da gestão da segurança do cuidado. “O NEGESP tem o papel de aproximar as decisões estratégicas da prática assistencial. A segurança do paciente é uma construção coletiva, que envolve gestão, profissionais, serviços, pacientes e familiares. O compartilhamento do conhecimento amplia a rede de proteção, fortalece o cuidado e contribui para a redução de eventos adversos”, destacou.

A atuação do NEGESP também teve espaço em debates nacionais. Em setembro, experiências desenvolvidas em Mato Grosso do Sul foram apresentadas durante reunião do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), em Brasília, que reuniu coordenadores de núcleos de segurança do paciente de diferentes estados. Na ocasião, foram discutidas estratégias para qualificar o cuidado materno e neonatal no SUS, com ênfase na integração entre regulação, atenção primária e vigilância em saúde.

Entre as ações estruturantes em desenvolvimento estão o apoio à criação e ao fortalecimento dos núcleos municipais de segurança do paciente, a publicação do regimento interno do NEGESP, a articulação de um plano unificado de educação permanente, o fomento às Casas da Gestante, Bebê e Puérpera e a participação nos comitês de mortalidade materno-infantil.

Ao final de seu primeiro ano de atuação, o NEGESP reafirma a segurança do paciente como eixo permanente da gestão pública de saúde. A experiência de Mato Grosso do Sul evidencia que a qualificação de processos, o monitoramento de indicadores, a capacitação contínua e a integração entre gestão, profissionais e usuários são elementos fundamentais para fortalecer o SUS e ampliar a segurança do cuidado à população sul-mato-grossense.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Casa Rosa confirma participação no Mutirão Todos em Ação

Equipe oferecerá consultas e exames durante evento deste sábado em Campo Grande A Casa Rosa confirmou presença no Mutirão Todos em Ação, que será realizado...

Lei Vini Jr. gera debate após lance de Bellingham

Gestos em campo passam a ser interpretados sob nova diretriz Bellingham voltou ao centro das discussões após o empate entre Inglaterra e Gana pela Copa...

Idoso morre após queda ao desembarcar de ônibus na Capital

Idoso chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos Roberto de Jesus Pupo, de 66 anos, morreu após sofrer uma queda ao desembarcar de...

Polícia investiga sequestro e agressões contra jovem em Ladário

Vítima ficou encapuzada durante o período em que permaneceu em cativeiro Um campo-grandense de 25 anos foi resgatado após ser sequestrado, mantido em cárcere privado...