sexta-feira, 6/02/2026

Políticas educacionais de MS são reconhecidas com honraria entregue pelo MEC

As políticas voltadas à educação pública de Mato Grosso do Sul ganharam reconhecimento nacional nesta sexta-feira (14), quando o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, recebeu em Brasília (DF) a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo. A honraria é a mais alta concedida pelo governo federal na área e foi entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante cerimônia alusiva aos 95 anos do Ministério da Educação.

A comenda destaca iniciativas e resultados considerados relevantes no setor. Em Mato Grosso do Sul, a SED (Secretaria de Estado de Educação) informa que a rede estadual passa por processo de expansão do ensino integral, que hoje alcança 62% das escolas, e também registra crescimento no indicador de alfabetização, ocupando o 2º lugar no ranking nacional de avanço, e cerca de 45% dos alunos do Ensino Médio estão matriculados simultaneamente no ensino profissional.

A estrutura da REE (Rede Estadual de Ensino) também passa por modernização. Segundo dados oficiais, 80% das escolas estão em obras de reforma ou ampliação, com investimento que soma cerca de R$ 1 bilhão. O Estado tem ampliado laboratórios de ciências, espaços de tecnologia e conectividade, além de programas como MS Alfabetiza e MS Matemática. Atualmente, 298 unidades contam com videomonitoramento e botão de emergência.

Os indicadores de fluxo mostram redução da evasão e reprovação. Entre 2023 e 2024, a taxa de aprovação subiu de 90,22% para 92,75%, enquanto o índice de retenção caiu de 8,46% para 6,57%. O abandono passou de 0,22% para 0,11%.

Ao receber a comenda, Daher afirmou que o reconhecimento “reflete o trabalho de professores, gestores e servidores da rede”, destacando esforços voltados à aprendizagem e à equidade no ensino.

Criada em 1955 e regulamentada em 2003, a Ordem Nacional do Mérito Educativo homenageia personalidades que atuam em benefício da educação brasileira. As indicações são feitas pelo Ministério da Educação e oficializadas por decreto presidencial. Além do secretário sul-mato-grossense, também receberam a honraria nomes como Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Marcelo Rubens Paiva e Simone Tebet.

A solenidade integra as comemorações pelos 95 anos do MEC (Ministério da Educação), que incluem outras atividades, como exposições e eventos esportivos.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Funsat convoca cadastrados do Primt

Por meio de publicação extra do Diogrande, desta sexta-feira (6), a Funsat (Fundação Social do Trabalho) divulgou o complemento da lista de convocados a...

Motorista bêbado foge após causar acidente no Jardim dos Estados

Batida entre dois veículos ocorreu durante a madrugada em Campo Grande Um motorista foi preso na madrugada desta sexta-feira (6) após se envolver em um...

Paul Hobbs: O Mestre dos Vinhos e suas Vinícolas

Conheça Paul Hobbs e seus vinhos: enólogo está à frente de sete vinícolas, três nos EUA e uma na Argentina, a premiada Viña Cobos....

Trabalhador rural morre ao ser atingido por raio no Pantanal

Eraldo foi vítima de descarga elétrica enquanto trabalhava em fazenda Eraldo Alves da Silva, de 50 anos, morreu na tarde desta terça-feira (3) ao...