terça-feira, 18/11/2025

Políticas educacionais de MS são reconhecidas com honraria entregue pelo MEC

As políticas voltadas à educação pública de Mato Grosso do Sul ganharam reconhecimento nacional nesta sexta-feira (14), quando o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, recebeu em Brasília (DF) a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo. A honraria é a mais alta concedida pelo governo federal na área e foi entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante cerimônia alusiva aos 95 anos do Ministério da Educação.

A comenda destaca iniciativas e resultados considerados relevantes no setor. Em Mato Grosso do Sul, a SED (Secretaria de Estado de Educação) informa que a rede estadual passa por processo de expansão do ensino integral, que hoje alcança 62% das escolas, e também registra crescimento no indicador de alfabetização, ocupando o 2º lugar no ranking nacional de avanço, e cerca de 45% dos alunos do Ensino Médio estão matriculados simultaneamente no ensino profissional.

A estrutura da REE (Rede Estadual de Ensino) também passa por modernização. Segundo dados oficiais, 80% das escolas estão em obras de reforma ou ampliação, com investimento que soma cerca de R$ 1 bilhão. O Estado tem ampliado laboratórios de ciências, espaços de tecnologia e conectividade, além de programas como MS Alfabetiza e MS Matemática. Atualmente, 298 unidades contam com videomonitoramento e botão de emergência.

Os indicadores de fluxo mostram redução da evasão e reprovação. Entre 2023 e 2024, a taxa de aprovação subiu de 90,22% para 92,75%, enquanto o índice de retenção caiu de 8,46% para 6,57%. O abandono passou de 0,22% para 0,11%.

Ao receber a comenda, Daher afirmou que o reconhecimento “reflete o trabalho de professores, gestores e servidores da rede”, destacando esforços voltados à aprendizagem e à equidade no ensino.

Criada em 1955 e regulamentada em 2003, a Ordem Nacional do Mérito Educativo homenageia personalidades que atuam em benefício da educação brasileira. As indicações são feitas pelo Ministério da Educação e oficializadas por decreto presidencial. Além do secretário sul-mato-grossense, também receberam a honraria nomes como Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Marcelo Rubens Paiva e Simone Tebet.

A solenidade integra as comemorações pelos 95 anos do MEC (Ministério da Educação), que incluem outras atividades, como exposições e eventos esportivos.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

MS terá três mega usinas de energia solar com potencial para suprir 63% do consumo atual do Estado

Iniciativa envolve parceria com a Casa dos Ventos, com investimento de R$ 5,12 bilhões O Governo de Mato Grosso do Sul, através da Semadesc (Secretaria...

Hugo Henrique relança “Mala”, um dos maiores sucessos de sua carreira

Clássico autoral do cantor ganha nova versão com arranjos atuais e clipe inédito gravado em Atibaia (SP)

PF captura dono do Banco Master no Aeroporto de Guarulhos

A Polícia Federal prendeu Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, no Aeroporto de Guarulhos (SP), enquanto ele tentava deixar o país.Vorcaro foi levado para...

As Dez Mais

Segunda, 17 de novembro de 2025. Hoje é dia Nacional de combate à Tuberculose. Faltam 39 dias para o Natal. Manchete do Correio do Estado de hoje: #Manobra...