quinta-feira, 6/11/2025

Mato Grosso do Sul amplia participação na Ceasa, com aumento de 18,78 % no volume comercializado

A participação de Mato Grosso do Sul no volume de produtos comercializados na Ceasa-MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) registrou um aumento de 18,78% no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.

Entre janeiro e junho de 2025, a Ceasa-MS comercializou 16,9 mil toneladas de frutas, verduras e legumes produzidos em Mato Grosso do Sul. No mesmo período de 2024, foram 14,2 mil toneladas de produtos cultivados e colhidos no estado, conforme a Dimer (Divisão de Abastecimento e Mercado) da Ceasa-MS.

Quando comparando o volume de comercialização do 1º semestre de 2025 com o 2º semestre de 2024, o aumento foi ainda maior: aproximadamente 19,06%. Do total de produtos comercializados no primeiro semestre do ano, 1,4 mil toneladas foram oferecidas no Cecaf (Centro de Comercialização da Agricultura Familiar), que fica na Ceasa-MS. 

Mais vendidos

A mandioca se mantém como o produto mais comercializado entre as hortaliças produzidas no estado: foram 3 mil toneladas no período. Os ovos (2,3 mil toneladas) e a laranja (2,1 mil toneladas) completam o ranking. No total, os produtores de Mato Grosso do Sul abastecem as Centrais com 66 produtos.

Terenos foi o município que mais abasteceu a Ceasa-MS no período, com 4,4 mil toneladas de hortigranjeiros, seguido de Sidrolândia (4,1 mil toneladas) e Campo Grande, com 1,7 mil toneladas de produtos.

“O crescimento de Mato Grosso do Sul no volume de produtos comercializados pela Ceasa-MS, no primeiro semestre de 2025, demonstra o fortalecimento da produção local e a ampliação da presença dos agricultores sul-mato-grossenses no mercado. É um motivo de orgulho para os próprios produtores e também para a economia do nosso estado”, comentou o diretor de Abastecimento e Mercado da Ceasa-MS, Fernando Begena.

Outros estados

São Paulo continua sendo o estado que mais envia hortifrutigranjeiros para a Ceasa-MS, foram 26,9 mil toneladas de produtos. Em 2º lugar aparece o Paraná, com 18,9 mil toneladas e Mato Grosso do Sul, com 16,9 mil toneladas de produtos. Ao todo, a Ceasa-MS comercializou 16,5 mil toneladas (exatos 116.511.538 kg) de produtos, de janeiro a junho de 2025. O volume de produtos comercializados é 9,43% maior do que a quantidade registrada no mesmo período de 2024.

Comunicação Ceasa-MS

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Entre flores, memórias e saudade, campo-grandenses se reúnem para homenagear entes queridos no Dia de Finados

Neste domingo (2), cerca de 40 mil pessoas visitaram os três cemitérios públicos de Campo Grande, São Sebastião (Cruzeiro), Santo Amaro e Santo Antônio,...

Lula aprova nova lei de combate ao crime organizado

Foi publicada na quinta-feira (30), no Diário Oficial da União, a Lei nº 15.245/2025, que fortalece o combate ao crime organizado no país. A...

Outubro Rosa: Como receber o auxílio-doença em tratamento de câncer

O câncer de mama é uma das doenças que mais afetam mulheres no Brasil, impactando não apenas a saúde física e emocional, mas também a...

AMAMBAI: Aucleia Nunes representa o município na etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Florianópolis

A agricultora Aucleia Nunes de Souza, de Amambai, está em Florianópolis (SC), onde participa nesta quinta e sexta-feira (30 e 31 de outubro) da...