quinta-feira, 25/12/2025

A última batalha pelo raro macaco de nariz arrebitado na China

Da caça à conservação: a história do resgate dos macacos-dourados-de-nariz-arrebitado nas montanhas de Shennongjia revela como décadas de esforço científico e engajamento local ajudaram a recuperar uma espécie à beira da extinção.

Até os anos 1980, o macaco-dourado-de-nariz-arrebitado era caçado nas montanhas de Shennongjia, na China, e seu habitat, destruído por madeireiras e agricultores pobres. Com menos de 500 indivíduos na natureza, a espécie estava ameaçada de desaparecer.

Tudo começou a mudar em 1991, quando o jovem pesquisador Yang Jingyuan iniciou um trabalho de proteção e estudo dos primatas. Hoje, ele lidera o Instituto de Pesquisa do Parque Nacional de Shennongjia e é considerado o maior especialista na espécie.

A criação de áreas protegidas, a contratação de agricultores como guardas florestais e anos de aproximação cuidadosa permitiram que os macacos se acostumassem com os humanos. Atualmente, são mais de 1.600 animais vivendo em liberdade, e a expectativa é que esse número continue a crescer.

A transformação ambiental da região agora com 96% de cobertura florestal — é símbolo de um esforço conjunto entre ciência, governo e comunidades locais.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

VÍDEO: Caminhão com caçamba levantada provoca caos na Rachid Neder

Um caminhão causou destruição na tarde desta sexta-feira (19) na Avenida Rachid Neder, no bairro São Francisco, em Campo Grande.Segundo testemunhas, o veículo circulava...

Com apoio de Lula e Vander Loubet, Carlos Bernardo é pré-candidato a deputado federal pelo PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) aposta no nome de Carlos Bernardo como pré-candidato a deputado federal, reforçando a estratégia da legenda para as eleições...

DJ Sampaio recebe prêmio de Melhor do Ano na Câmara Municipal de Campo Grande

Sampaio resumiu o sentimento como de realização pessoal e profissional

MC Hariel supera R$ 6 milhões em publicidade e se consolida como um dos maiores ativos da música urbana em 2025

Com alta credibilidade cultural, força digital e apelo massivo, artista se torna o nome mais disputado pelo mercado publicitário, firmando o funk como potência estratégica da economia criativa