O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul está presente no XXVIII Encontro Nacional de Grupos de Apoio à Adoção, que está sendo realizado em Brasília, entre os dias 14 e 16 de agosto, com uma intensa programação voltada para a discussão dos processos de adoção e das políticas públicas nos casos de acolhimento.
O Judiciário estadual é representado no evento pela juíza Katy Braun do Prado, titular da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso de Campo Grande; pelo juiz Luciano Pedro Beladelli, da Vara Criminal e Cível da comarca de Anastácio; e pelo juiz Roberto Hipólito da Silva Júnior, da Vara da Infância, da Adolescência e da Violência Doméstica e Familiar de Três Lagoas.
Neste sábado, dia 16 de agosto, a juíza Katy Braun participará da mesa-redonda intitulada “Quando os vínculos não se formam: um olhar sobre as devoluções de crianças e adolescentes”. A apresentação da magistrada abordará os desafios e as implicações emocionais e jurídicas relacionadas aos processos de reintegração familiar, bem como as dificuldades de adaptação das crianças e adolescentes a novos vínculos.
Além dos magistrados, um grupo multidisciplinar formado por servidores da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJMS também acompanha o evento, oferecendo suporte especializado e contribuindo com análises práticas para aprimorar as discussões e soluções apresentadas.
Saiba mais – Realizado pela Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD), em parceria com o Grupo Aconchego, o evento tem como tema central “Entrelaços da adoção: a Lei, o Saber e o Afeto na garantia de direitos de crianças e adolescentes” e conta com mesas-redondas, oficinas, palestras, apresentações culturais e espaços de escuta e troca de experiências.