terça-feira, 16/09/2025

Projeto de Antonio Vaz leva Banco Vermelho às ruas para reforçar combate à violência contra a mulher

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (15), o deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos) apresentou o Projeto de Lei 182/2025, que amplia o alcance da campanha Agosto Lilás em Mato Grosso do Sul. A proposta inclui oficialmente na legislação estadual o Projeto Banco Vermelho Gigante e outras ações de impacto em locais públicos, como parte das estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher.

O Banco Vermelho é promovido pelo Instituto Banco Vermelho como símbolo permanente de conscientização sobre o feminicídio. Trata-se da instalação de bancos pintados na cor vermelha em espaços de grande circulação, com mensagens de alerta e contatos de emergência, como o Ligue 180 e os canais da Casa da Mulher Brasileira.

Além disso, o projeto de lei prevê ações de conscientização em escolas, universidades, rodoviárias, aeroportos e demais locais públicos, além da criação de premiações para os melhores projetos voltados ao enfrentamento da violência de gênero e à reintegração das vítimas.

“O objetivo é fortalecer as políticas públicas de prevenção e combate à violência contra a mulher, em alinhamento com as ações do Agosto Lilás. A lei federal já reconheceu o Banco Vermelho como parte da campanha, e agora buscamos que o Mato Grosso do Sul acompanhe essa medida, tornando a iniciativa parte da nossa legislação”, destacou Antonio Vaz.

De acordo com o parlamentar, a proposta também atualiza a Lei nº 4.969/2016, que instituiu o Agosto Lilás no estado e o programa “Maria da Penha vai à Escola”. “Num cenário em que o Brasil registra um feminicídio a cada seis horas, precisamos agir com urgência. Projetos como o Banco Vermelho são formas simbólicas e educativas de chamar a atenção da sociedade para a gravidade desse problema”, reforçou.

O Projeto de Lei 182/2025 segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), antes de ser apreciado em plenário.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

MIRANDA: Vereador Michel pede emenda para cursos em aldeias indígenas

A presente indicação tem por objetivo solicitar uma Emenda Parlamentar destinada a implantação de cursos profissionalizantes para atender as Aldeias acima mencionadas em nosso...

Lula leva à ONU temas centrais: Palestina, democracia e clima

O presidente Lula cumprirá uma intensa agenda internacional em Nova York, onde fará o discurso de abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU, no...

Leilão da Sefaz oferece mais de 300 lotes de produtos diversos; lances podem ser feitos até 29 de setembro

A Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul (Sefaz/MS) realiza, até o dia 29 de setembro, às 10h (horário de MS),...

Governador Eduardo Riedel concede entrevista exclusiva ao programa Boca do Povo e destaca futuro do MS

Na manhã desta terça-feira (16), o governador Eduardo Riedel foi entrevistado ao vivo no programa Boca do Povo, da Rádio Difusora Pantanal FM 101.9,...