domingo, 31/08/2025

 TJMS participa da ação cidadania nas Moreninhas em prol do enfrentamento ao feminicídio

No sábado, dia 19 de julho, das 8 às 17 horas, o Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninhas, será palco da Ação Cidadania #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio. A iniciativa é promovida em conjunto pelo Sistema Fiems, TV Morena, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

A ação integra mais de 90 instituições públicas e privadas, lideranças comunitárias e sociedade civil, com o propósito de ampliar o acesso a direitos e serviços essenciais à população sul-mato-grossense, especialmente às mulheres, promovendo dignidade, inclusão e cidadania.

Durante o evento, serão oferecidos atendimentos nas áreas de saúde, assistência jurídica e social, emissão de documentos e rodas de conversa, além de atividades culturais e educativas voltadas para todas as idades.

A iniciativa integra a campanha #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio, que busca promover o engajamento coletivo na prevenção e combate à violência contra as mulheres, visando à erradicação do feminicídio e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Idealizada pela desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS, a campanha tem como premissa a prevenção como ferramenta de proteção.

“O feminicídio é o ápice da violência contra a mulher. Prevenir é salvar vidas. Essa campanha nasceu da necessidade urgente de romper o ciclo da violência e construir um pacto real entre os poderes e a sociedade civil para proteger nossas mulheres”, explica a magistrada.

Mais do que um evento, a ação social se apresenta como um espaço de diálogo, escuta e mudança de atitudes, envolvendo toda a comunidade na construção de novas práticas sociais. A participação da sociedade reforça a compreensão de que a violência contra a mulher não é uma questão individual, mas um fenômeno complexo que exige o comprometimento coletivo.

Essa união de esforços visa combater a normalização da violência doméstica e ampliar o acesso à justiça, à dignidade e aos direitos fundamentais, garantindo um futuro mais justo, seguro e igualitário para todas as pessoas.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Diretor do instituto de criminalística participa de visita técnica da Rota Bioceânica

O diretor do Instituto de Criminalística, Emerson Lopes dos Reis, representou a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul (PCi/MS) na visita técnica realizada...

Boletim Epidemiológico: MS registra 7.928 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 13.446 casos prováveis de Dengue, sendo 7.928 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente...

Prolongamento da avenida Filinto Muller avança e deve mudar dinâmica urbana de Maracaju

Com 38% de execução, o prolongamento da Avenida Senador Filinto Muller, em Maracaju (MS), começa a redesenhar a mobilidade e a rotina da cidade...

Polícia apreende R$ 610 mil em produtos de contrabando na Capital

Durante fiscalização na BR-262 o GARRAS, prendeu no sábado (23) um homem de 39 anos por transportar mercadorias de contrabando avaliadas em R$ 610...