segunda-feira, 20/10/2025

Casa Rosa brilha no maior congresso de mastologia do Brasil e defende políticas públicas para salvar vidas

A Casa Rosa foi destaque no SIM Rio 2025, o maior congresso de mastologia do Brasil. Em uma apresentação emocionante no painel “Sucesso em Movimento”, o médico mastologista e voluntário do projeto, Dr. Victor Rocha, compartilhou com o público nacional uma experiência concreta de como é possível transformar o SUS com empatia, gestão eficiente e compromisso com a vida.

O projeto, que nasceu em Campo Grande (MS), já realizou mais de 10 mil atendimentos gratuitos pelo SUS, com acolhimento humanizado e foco no diagnóstico precoce. Até agora, 201 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama através da Casa Rosa — todas com chance real de cura graças à agilidade no atendimento e ao cuidado imediato.

Durante sua fala, Dr. Victor Rocha destacou que reduzir a mortalidade por câncer de mama no Brasil é possível, desde que se invista em políticas públicas sólidas, como a mamografia anual a partir dos 40 anos pelo SUS, conforme já recomendado por sociedades médicas e especialistas da área.

Além disso, reforçou a importância de implantar unidades de diagnóstico rápido, como a Casa Rosa, em outras regiões do país, permitindo que mais mulheres tenham acesso ao rastreamento, diagnóstico e início do tratamento em tempo hábil.

“A Casa Rosa é a prova viva de que, com vontade política, parcerias e cuidado com o coração, o impossível vira rotina. O SUS pode — e deve — ser um lugar de acolhimento, eficiência e vida”, afirmou Dr. Victor.

A apresentação foi recebida com entusiasmo por profissionais da saúde de todo o país, que viram no exemplo de Campo Grande uma referência replicável para outras cidades brasileiras.

Sobre a Casa Rosa

A Casa Rosa é uma unidade modelo de atenção à saúde da mulher, com foco na prevenção e combate ao câncer de mama. Funciona com equipe multidisciplinar, agendamento rápido, exames, punções e biópsias no mesmo local — tudo 100% gratuito, por meio do SUS.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Companheiro agride mulher com cabo de enxada em Nova Andradina

Uma mulher de 26 anos procurou a Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina na noite de sábado (11) após ser agredida pelo companheiro...

Hospital Cassems de Campo Grande utiliza robótica para realizar cirurgia bariátrica de alta complexidade

Procedimento cirúrgico é parte do tratamento e controle de doenças metabólicas associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão No próximo sábado (11), o Hospital Cassems...

Ponta Porã reforça conscientização sobre atendimento do SAMU

A Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Porã iniciou uma importante campanha de orientação sobre o uso adequado do Serviço de Atendimento Móvel de...

Casal vive 20 anos de casamento em silêncio no Japão

Na cidade de Nara, no Japão, um casal surpreendeu ao manter um casamento em que o marido não falou com a esposa por 20...