domingo, 15/02/2026

Casa Rosa brilha no maior congresso de mastologia do Brasil e defende políticas públicas para salvar vidas

A Casa Rosa foi destaque no SIM Rio 2025, o maior congresso de mastologia do Brasil. Em uma apresentação emocionante no painel “Sucesso em Movimento”, o médico mastologista e voluntário do projeto, Dr. Victor Rocha, compartilhou com o público nacional uma experiência concreta de como é possível transformar o SUS com empatia, gestão eficiente e compromisso com a vida.

O projeto, que nasceu em Campo Grande (MS), já realizou mais de 10 mil atendimentos gratuitos pelo SUS, com acolhimento humanizado e foco no diagnóstico precoce. Até agora, 201 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama através da Casa Rosa — todas com chance real de cura graças à agilidade no atendimento e ao cuidado imediato.

Durante sua fala, Dr. Victor Rocha destacou que reduzir a mortalidade por câncer de mama no Brasil é possível, desde que se invista em políticas públicas sólidas, como a mamografia anual a partir dos 40 anos pelo SUS, conforme já recomendado por sociedades médicas e especialistas da área.

Além disso, reforçou a importância de implantar unidades de diagnóstico rápido, como a Casa Rosa, em outras regiões do país, permitindo que mais mulheres tenham acesso ao rastreamento, diagnóstico e início do tratamento em tempo hábil.

“A Casa Rosa é a prova viva de que, com vontade política, parcerias e cuidado com o coração, o impossível vira rotina. O SUS pode — e deve — ser um lugar de acolhimento, eficiência e vida”, afirmou Dr. Victor.

A apresentação foi recebida com entusiasmo por profissionais da saúde de todo o país, que viram no exemplo de Campo Grande uma referência replicável para outras cidades brasileiras.

Sobre a Casa Rosa

A Casa Rosa é uma unidade modelo de atenção à saúde da mulher, com foco na prevenção e combate ao câncer de mama. Funciona com equipe multidisciplinar, agendamento rápido, exames, punções e biópsias no mesmo local — tudo 100% gratuito, por meio do SUS.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Esquiadora cai no downhill olímpico e é resgatada de helicóptero

A esquiadora americana Lindsey Vonn sofreu uma queda durante a prova de downhill feminino nas Olimpíadas de Inverno, em Cortina d’Ampezzo, na Itália. Vonn,...

1ª pesquisa de 2026 coloca Caravina entre os três deputados mais bem avaliados do Estado

A primeira pesquisa registrada de 2026 sobre a avaliação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e de seus parlamentares já aponta um...

Vereador Dr. Jamal Salem tem solicitações atendidas em bairros de Campo Grande

O Vereador Dr. Jamal Salem segue atuando de forma firme em defesa da população de Campo Grande e comemora o atendimento de importantes solicitações...

Pastor é detido acusado de estupro das netas de consideração

Suspeito abusava de três netas de consideração Um homem de 63 anos foi preso preventivamente pela Polícia Civil em Campo Grande, no bairro Vila Romana,...