quarta-feira, 12/11/2025

Transplante de fezes salva idoso em SC

Um procedimento raro e inédito em Santa Catarina salvou a vida de um idoso no início deste mês, em Três Barras. O paciente, acamado e com comorbidades, foi diagnosticado com colite pseudomembranosa, uma infecção intestinal grave causada pela bactéria Clostridioides difficile, resistente ao tratamento com antibióticos.

Sem resposta à medicação tradicional, os médicos recorreram a um transplante de microbiota fecal popularmente conhecido como “transplante de fezes”. O material foi doado pela esposa do paciente, após passar por exames e preparo. A técnica foi realizada por colonoscopia no Hospital Félix da Costa Gomes, pelo gastroenterologista Everson Veiga.

“Usamos 50g de fezes diluídas em soro estéril, aplicadas diretamente no intestino grosso”, explicou o médico. O objetivo é repovoar o intestino com bactérias benéficas, combatendo a infecção.

Segundo o clínico André Carvalho, o transplante tem eficácia de até 95% após duas aplicações. A intervenção foi decisiva para reverter o quadro crítico do paciente, que agora se recupera. O caso reforça a importância dessa técnica ainda pouco comum no Brasil.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

RIO VERDE: Prefeito Réus Fornari participa de audiência histórica com ministra Cármen Lúcia.

Nesta terça-feira (11), o prefeito de Rio Verde de Mato Grosso (MS), Réus Fornari, participou de uma audiência histórica em Brasília (DF) com a...

Irritado, Neymar cria clima de tensão no Peixe

Neymar voltou a gerar polêmica no Santos. Durante o jogo contra o Flamengo, o meia-atacante reclamou de companheiros, comissão técnica e arbitragem, deixando o...

Após brilhar no The Voice Brasil, Enzo Ferro vive novo momento na carreira: “Pronto para escrever os próximos capítulos”

Cantor encerra sua participação no reality com gratidão, aprendizados e planos para uma nova fase na música

As Dez Mais

Quarta, 5 de novembro de 2025. Hoje é dia Nacional da Língua Portuguesa. Faltam 50 dias para o Natal Manchetes do Correio do Estado: - Estado aposta no...