quinta-feira, 18/09/2025

Coronel David propõe abertura de novas turmas do CFO com aproveitamento de remanescentes e prorrogação do concurso

O deputado estadual Coronel David (PL) apresentou requerimento ao governador Eduardo Riedel solicitando a abertura de novas turmas do CFO (Curso de Formação de Oficiais) da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, com o aproveitamento integral dos candidatos remanescentes aprovados no concurso público de 2022.

No documento, o parlamentar também pede a renovação da validade do certame por mais dois anos, conforme previsão expressa nos editais e amparo legal, permitindo à administração estadual ampliar a convocação dos aprovados conforme a necessidade do serviço público.

Segundo Coronel David, a medida tem respaldo técnico e atende aos princípios da economicidade, eficiência e continuidade da política de fortalecimento da segurança pública estadual. “Estamos falando de um aproveitamento inteligente de recursos humanos e financeiros já disponíveis, sem necessidade de grandes impactos orçamentários”, destacou.

Entre os principais fundamentos apresentados no requerimento estão a existência de 156 vagas previstas até 2027, sendo destas 98 para a polícia militar e 58 para os bombeiros, compatíveis com o número de remanescentes aprovados em todas as etapas do concurso; a presença de 67% dos remanescentes do CFO PMMS e 68% do CFO CBMMS já integrados aos quadros estaduais, o que reduz significativamente os custos com folha de pagamento durante o curso.

Outro ponto importante levantado pelo deputado é a disponibilidade de bolsas de estudo não utilizadas que podem ser realocadas para custear as novas turmas, bem como o crescimento populacional do estado, que exige reforço urgente dos efetivos, especialmente em municípios como Chapadão do Sul, Costa Rica e Ribas do Rio Pardo.

“O custo elevado de um novo concurso, que pode chegar a R$ 3,1 milhões, enquanto a convocação dos remanescentes se mostra uma alternativa mais rápida e econômica”, afirma Coronel David.

O deputado ainda avalia que a prorrogação da validade do concurso e a abertura de novas turmas representam uma solução eficiente, legal e estratégica para suprir a crescente demanda por segurança pública em Mato Grosso do Sul.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Projeto de Dr. Victor Rocha para voluntariado na saúde é aprovado na Câmara

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, em segunda votação na última terça-feira (16), o Projeto de Lei nº 11.892/25, de autoria do vereador...

Anvisa aprova 1º tratamento contra câncer de ovário resistente à quimioterapia

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso e a comercialização domedicamento mirvetuximabe soravtansina, também conhecido como Elahere no Brasil. O medicamento se...

Hashioka e Londres pedem recapeamento da rodovia MS-475 próximo ao distrito de Guassulândia

Na sessão plenária desta terça-feira, 16, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou, em conjunto com o deputado estadual Londres Machado (PP), indicação...

Com aval da CGU, Dino manda PF investigar emendas

O ministro Flávio Dino, do STF, determinou nesta segunda-feira (15) a suspensão dos repasses de emendas parlamentares com "indícios de crimes", conforme relatório da...