terça-feira, 11/11/2025

Desmatamento cai no Pantanal e Cerrado

Dados divulgados pelo governo federal mostram queda expressiva no desmatamento no Pantanal e no Cerrado entre agosto de 2024 e maio de 2025, enquanto a Amazônia segue em alerta com aumento da devastação.

O Pantanal registrou redução de 74% no desmatamento no período, com destaque para a queda de 65% somente em maio. A região também teve um recuo de 99% nas queimadas no trimestre de fevereiro a abril. No Cerrado, o desmatamento caiu 22% no acumulado e 15% em maio.

Na contramão, a Amazônia teve alta de 9,1% no desmatamento, influenciada por incêndios florestais agravados pela seca histórica dos últimos dois anos. Só em maio, o desmatamento subiu 92%.

O governo anunciou ações para conter a degradação, como a nova Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, a destinação de R$ 850 milhões do Fundo Amazônia e a intensificação da fiscalização. O Ibama realizou quase 19 mil ações na Amazônia, gerando R$ 3,1 bilhões em multas.

Especialistas alertam que os incêndios e a seca na região amazônica refletem os efeitos crescentes da mudança climática.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Carro capota e cai em canteiro no Jardim dos Estados

Um carro modelo Polo capotou na madrugada desta segunda-feira (10) e foi parar em um canteiro no cruzamento da Avenida Ricardo Brandão com a...

Idosos de Bonito participam de atividade no Parque Nacional da Serra da Bodoquena

Em uma ação promovida pela Fundação Neotrópica do Brasil, em parceria com o ICMBio e a PEW Charitable Trusts, um grupo de moradores de...

Lula comemora avanço da justiça tributária no Congresso

O presidente Lula celebrou, na quarta-feira (5), a aprovação unânime do Projeto de Lei 1087/2025 no Senado, que isenta do Imposto de Renda quem...

Tricolor arranca empate e adia sonho do Fla de assumir o topo

O São Paulo segurou o ímpeto do Flamengo e arrancou um empate por 2 a 2 na Vila Belmiro, em jogo válido pela 32ª...