Em um momento de rara espontaneidade no Vaticano, o recém-eleito papa Leão XIV quebrou o protocolo neste domingo (18) ao abraçar seu irmão mais velho, Louis Prevost, após a missa inaugural de seu pontificado. A cerimônia foi realizada na Praça de São Pedro e marcou oficialmente o início do ministério do novo pontífice.
Aos 69 anos, Leão XIV, o primeiro papa norte-americano da história, saudou líderes mundiais e fiéis antes de ser surpreendido pela presença do irmão, Lou, de 73 anos. O gesto emocionado, registrado em vídeo, arrancou aplausos da multidão presente e rapidamente viralizou nas redes sociais.
Em entrevistas anteriores, Lou havia dito, em tom descontraído, que ainda chamaria o papa de “Rob”, seu nome de batismo. “Talvez eu tente abraçá-lo, e talvez eles desaprovem isso… Mas ele sempre será Rob para mim”, afirmou, bem-humorado.
A quebra do protocolo reforça a imagem de Leão XIV como um pontífice próximo das pessoas e acessível, em sintonia com o estilo mais humano que vem marcando os últimos papados.