terça-feira, 1/04/2025

Coronel David recebe medalha da Polícia Militar por atuação no combate à violência contra a mulher

O deputado estadual Coronel David (PL) foi homenageado nesta quinta-feira (27) com a Medalha “Tenente-Coronel PM Ana Neize Baltha”, uma das mais altas condecorações concedidas pela PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul). A solenidade ocorreu no Auditório da Receita Federal, em Campo Grande, durante o Simpósio Thêmis: Estratégias Integradas no Combate à Violência Doméstica.

A honraria reconhece personalidades que se destacam na defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência doméstica. Para Coronel David, a medalha tem um significado especial, pois a iniciativa surgiu durante sua gestão como comandante-geral da PMMS, quando criou o Prêmio Ana Neize Baltha para homenagear policiais femininas que se destacassem na segurança pública.

Em 2023, o prêmio foi elevado ao status de medalha oficial da Polícia Militar por meio de um decreto do governador Eduardo Riedel. “Receber essa homenagem é motivo de grande satisfação. Sempre defendi o fortalecimento das políticas de segurança para proteger as mulheres, e esse reconhecimento reforça a importância desse trabalho contínuo”, destacou o deputado.

A tenente-coronel Ana Neize foi uma das primeiras mulheres a ingressar na PMMS como oficial, em 1983, abrindo caminho para a ascensão feminina na corporação.

Durante seu discurso, Coronel David relembrou a criação do programa QSL (Quebrando Silêncios e Lendas), desenvolvido na sua gestão para capacitar policiais militares no atendimento a vítimas de violência doméstica. A iniciativa surgiu após uma denúncia de revitimização feita por uma mulher que havia sido socorrida pela Polícia Militar. O projeto, idealizado pela tenente-coronel Sandra Alt e pela esposa de David, Ana Arminda, resultou na padronização dos procedimentos operacionais para ocorrências de violência doméstica e na criação do Promuse (Programa Mulher Segura), referência no atendimento às vítimas no estado.

“Aquela semente plantada lá em 2010/2011 hoje é um programa reconhecido, articulado e eficiente, que presta um trabalho de excelência às mulheres vítimas de violência doméstica. O combate à violência contra a mulher não pode ser apenas um discurso. Precisamos de medidas concretas, investimentos e união de esforços para garantir um ambiente seguro para todas”, enfatizou o deputado.

Projetos

Presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Assembleia Legislativa, Coronel David tem atuado de forma constante para fortalecer a proteção às mulheres em Mato Grosso do Sul. Ele é autor da PEC nº 87/2021, que proíbe a nomeação de condenados por violência doméstica em cargos públicos de confiança ou efetivos.

Coronel David reafirmou a necessidade de fortalecer ações de proteção às mulheres e destacou que a transformação da sociedade depende do engajamento de todos. “A luta contra a violência doméstica e o feminicídio exige comprometimento, mudança de mentalidade e uma atuação firme de toda a sociedade. Precisamos de homens melhores, que compreendam o valor da mulher ao seu lado e que jamais usem a força física como instrumento de dominação”, concluiu.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Árbitro dá voadora em membro de comissão técnica durante jogo no Peru

Uma partida da Copa Peru, entre Sport Huaquillas e Magdalena CEDEC, foi marcada por uma cena inesperada. O árbitro Luis Alegre foi alvo de...

Integrante do PCC é recapturado após fuga da prisão de Minga Guazú

A Polícia Nacional recapturou nesta quinta-feira Fredy González Delvalle, um dos oito detentos que haviam escapado do presídio de segurança máxima de Minga Guazú,...

No Delas Day, prefeita Adriane assina criação da 1º Sala da mulher empreendedora do centro-oeste

Campo Grande é protagonista de investimentos em empreendedorismo e no incentivo às mulheres para empreender. E durante a participação no Delas Day, evento que...

APARECIDA DO TABOADO: Operação ‘Cata-Treco’ continuará pelos bairros da cidade

A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Saúde, dará continuidade à operação “Cata-Treco”, pelo Setor 3. Coloque os...