quinta-feira, 6/11/2025

Ferramenta de Mato Grosso do Sul é integrada ao ministério da justiça e reforça vigilância na fronteira.

O CISV (Centro Integrado de Vigilância Viária) do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) se integrou com uma plataforma do Ministério da Justiça e Segurança Pública que rastreia veículos em tempo real. Com isso, a ferramenta do Detran passa a fazer parte de um importante sistema de vigilância e monitoramento, auxiliando a segurança local e de outros estados.

Antes da integração, o sistema de inteligência que o centro possui abrangia apenas boletins de ocorrências registrados em Mato Grosso do Sul. Já com o sistema implantado, na última semana os agentes de fiscalização viária do Detran-MS, por meio do CISV, recuperaram três veículos com boletins de ocorrência em três estados diferentes: Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

Para o gerente especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário, Ruben Ajala, essa é mais uma ferramenta que Mato Grosso do Sul agora possui e vai auxiliar as forças de segurança.

“Essa integração vai nos auxiliar muito na segurança viária, além das parcerias que temos com as forças de segurança seja no âmbito municipal, estadual ou federal já é muito grande e agora com essa integração, o CISV pode auxiliar mais ainda em buscar veículos furtados ou roubados de qualquer lugar do País. Sabemos que nosso Estado é rota de fuga para vários crimes e essa ferramenta veio acrescentar não somente para a segurança pública de nosso estado mas também de nosso País”.

Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, esse é um mais um marco importante para Mato Grosso do Sul que cada vez mais se desenvolve com tecnologia e segurança aos cidadãos.

“O governador Riedel nos cobra muito por inovação a serviço das pessoas. Nós já tínhamos no CISV uma ferramenta importantíssima no combate ao crime e reforço da segurança do nosso Estado, com essa integração com o Ministério da Justiça, vamos conseguir auxiliar ainda mais as forças de segurança mas agora em nível nacional com um olhar mais apurado em nossas rodovias e principalmente em nossa fronteira com os países vizinhos”.

Casos

O primeiro veículo recuperado foi um Jeep Commander Limited T270 de cor Preta que tinha restrição de furto na cidade de Itaquaquecetuba, município de São Paulo.

O veículo ao adentrar Mato Grosso do Sul no sentido Aparecida do Taboado – Paranaíba, passou por uma das câmeras na rodovia federal que acionou o alarme do CISV e a polícia abordou o veículo em uma das praças de pedágio. Foi checado com o motorista que afirmou que o veículo estava locado em nome de sua mãe desde novembro de 2023. Foi registrado o Boletim de Ocorrência na cidade de Parnaíba.

Durante um patrulhamento ostensivo da Polícia Militar na cidade de Ponta Porã foi constatado que um veículo Volkswagen Saveiro branca que com apoio do CISV foi constatado que o veículo tinha restrição de furto na cidade de Maringá no Paraná e ao abordar as duas pessoas que estavam no veículo, disseram que pegaram o veículo no Paraguai não sabendo dizer nem de quem era o veículo, nem quando pegaram e nem o local que pegaram.

Os dois foram encaminhados ao Departamento de Polícia para as providências necessárias, juntamente com o veículo.

Em Dourados, foi apreendido pelos agentes de fiscalização do Detran-MS, um veículo Honda Civic Touring CVT na cor preta que estava com um boletim de ocorrência na cidade de Sabará, em Minas Gerais, onde o proprietário disse que havia estacionado o veículo em frente a casa de um amigo e quando retornou, o mesmo não estava mais no local.

Na delegacia, o motorista que é garagista em Dourados, se mostrou surpreso ao saber que o veículo possuía restrição criminal. Ele contou aos agentes que havia comprado o carro de um garagista de Campo Grande e que havia apenas uma procuração caso vendesse o carro na cidade para transferir o veículo para quem comprasse.

Os agentes de Dourados ligaram para o número que constava no boletim de ocorrência em Minas Gerais, ele afirmou que havia vendido o carro em 2024 e como não recebeu parte do pagamento, resolveu procurar a polícia e inventar uma falsa notícia de crime para que o veículo fosse colocado em busca e consequentemente apreendido. Ele vai ser indiciado por falsa comunicação de crime.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Prefeitura de Campo Grande decreta 10 dias de recesso administrativo

A Prefeitura decretou dez dias de recesso administrativo alegando economia, medida que atinge grande parte das repartições e gera dúvidas sobre seu impacto real...

Tereza Cristina relata aprovação de lei sobre terras de fronteira

O Senado Federal aprovou, na noite de terça-feira (4), o Projeto de Lei 4.497/2024, que regulamenta os registros de terras nas regiões de fronteira....

Lewandowski falta à audiência que discutiria asilo de ex-primeira-dama peruana

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, não compareceu à terceira audiência pública convocada pela Câmara dos Deputados para esclarecer o asilo...

Autódromo do Rio promete traçado veloz e espaço para 120 mil fãs

O novo Autódromo do Rio, localizado no Parque de Guaratiba, foi oficialmente apresentado nesta quinta-feira na Cidade das Artes. Com capacidade para 120 mil...