sábado, 8/11/2025

Prefeitura reúne entidades para desenvolver sistema de integração e melhorar ambiente de negócios

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), vem trabalhando para criar um ambiente mais atrativo e competitivo de negócios na Capital. Para isso, representantes da Semades, Sefaz, Planurb, Agetec, Jucems, Sebrae e Vigilância Sanitária (Sesau), se reuniram nesta terça-feira (11) para buscar soluções que possibilitem a simplificação e agilidade na abertura de empresas de média e alta complexidade.

A ideia é automatizar as etapas de competência do município na legalização de empresas interligando as entidades e os órgãos diretos ou indiretamente envolvidos no processo de formalização. Para isso, Campo Grande precisa estar completamente ligada à RedeSIM – que se trata de uma política pública nacional, que por meio de um sistema informatizado permite integrar e agilizar o processo de abertura, alteração e baixa de empresas interligando todas as entidades e órgãos diretos ou indiretamente envolvidos no processo de legalização.

“Por meio dessas ações, a Prefeitura Municipal de Campo Grande busca oportunizar e estimular o engajamento colaborativo entre os órgãos, conferindo maior eficiência e austeridade ao serviço público, garantindo a simplicidade e transparência, reduzindo ou eliminando regras, normas e etapas do processo que não agreguem valor aos serviços a serem entregues aos empresários e usuários em geral”, frisa Marco Tomi, gerente de Cadastro Econômico da Sefaz.

Hoje, a Prefeitura de Campo Grande, já tem facilitado a abertura de empresas de baixo risco. Com a sanção da Lei da Liberdade Econômica de Campo Grande, o Município vem atuando diretamente para diminuir a parte burocrática das formalidades legais, reduzindo custos e atraindo investimentos. Estão sendo regulamentadas 644 atividades de baixo risco, que possibilitará que todas essas empresas sejam abertas de forma automática.

Com a integração das etapas para o registro e licenciamento de empresas e a parametrização das diretrizes e dos procedimentos, será possível que mais empreendimentos sejam instalados a partir de um ambiente único, de forma linear e totalmente digital. Ou seja, a integração inverte a lógica do conhecimento do empreendimento. Se antes para obter uma informação a pessoa precisava ir até o órgão competente e protocolar requerimentos específicos, com um sistema integrador, os dados estarão interligados e a coleta passa a ser unificada, evitando que o cidadão informe repetidamente as informações já coletadas anteriormente.

Isso, por sua vez, deve dar mais celeridade ao processo, permitindo que os órgãos prestem as orientações a respeito dos procedimentos necessários para a obtenção do registro e das respectivas inscrições tributárias. Isso não apenas irá desburocratizar os processos de registro e legalização de empresas, como também irá desonerar os empreendedores, incentivando a vinda de mais investimentos para a Capital.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Criança internada com suspeita de leishmaniose na fronteira

Um menino de três anos, natural do distrito de Capitán Bado, está internado no Hospital Regional Pedro Juan Caballero com suspeita de leishmaniose cutânea....

Suspeito é preso após série de arrombamentos em Iguatemi

Na tarde do último sábado (01), a Delegacia de Iguatemi prendeu em flagrante um homem de 31 anos, suspeito de realizar três furtos em...

Carro capota ao desviar de animal na MS-141

Um carro capotou na tarde desta terça-feira (4) em uma estrada vicinal de Angélica, próximo ao KM-74 da rodovia MS-141. O acidente ocorreu quando...

Vacinação sem fronteiras: MS, PR e Paraguai assinam acordo para campanhas simultâneas de vacinação

Documento assinado durante o III Encontro Internacional de Saúde nas Fronteiras formaliza a integração de campanhas de vacinação a partir de 2026 Mato Grosso do...