terça-feira, 1/07/2025

DOURADOS: Prefeitura começa a entregar medicamentos controlados em postos de saúde.

A população de Dourados vai ter mais opções para retirada dos principais medicamentos controlados disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A entrega era realizada somente na Farmácia do Pronto Atendimento Médico (PAM) e a partir de agora também vão ser ofertadas em mais 12 unidades de saúde: CSU, Ildefonso Pedroso, Izidro Pedroso, Maracanã, Parque das Nações II, Vila Cachoeirinha, Santo André, Seleta, Vila Rosa e nos distritos de Vila Vargas e Itahum.

A descentralização tem como proposta facilitar a logística dos pacientes que até então só encontravam no PAM o único local para retirar remédios controlados. Contudo, neste primeiro momento, os postos dos bairros e dos distritos vão contar com quatro principais psicotrópicos: Clonazepam 2,5 mg/ml, Diazepam 10 mg, Fluoxetina 20 mg e Sertralina 50 mg.

A relação desses medicamentos chegou na manhã desta terça-feira (11) na unidade de saúde do Parque das Nações II. O secretário de saúde Márcio Figueiredo e o prefeito Marçal Filho acompanharam o início das entregas. “Precisamos facilitar a vida das pessoas e nada mais justo que os pacientes possam retirar os medicamentos controlados nos próprios postos onde elas fazem a consulta ou pelo menos em uma outra unidade mais próxima de sua casa”, enfatiza o prefeito.

No posto do Parque das Nações II ele aproveitou para conversar com usuários da unidade de saúde e conhecer a estrutura do local. Além de acompanhar a chegada dos remédios, Marçal Filho vistoriou a farmácia do posto. Para o secretário de saúde Márcio Figueiredo, a descentralização dos remédios controlados é uma forma de ampliar o atendimento, promovendo cada vez mais humanização.

Ele explica que, neste primeiro momento, os postos dos bairros e dos distritos vão fornecer apenas os quatro principais psicotrópicos da saúde mental, contudo, o farmacêutico responsável por cada farmácia poderá solicitar à Central de Abastecimento Farmacêutico de Dourados a medicação que não estiver disponível para ser acrescentado na lista.

Para facilitar o acesso da população aos remédios, a prefeitura disponibiliza em seu site institucional um link onde é possível saber quais medicamentos estão presentes em cada unidade de saúde. (Acesse aqui).

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Usuários denunciam falhas na audiência da CPI dos Ônibus

Usuários do transporte coletivo de Campo Grande relataram problemas enfrentados no sistema público durante audiência da CPI dos Ônibus nesta quarta-feira (25), na Praça...

Campo Grande sediará oficina regional para construção do Plano Nacional de Arborização Urbana

Campo Grande foi selecionada pelo Governo Federal para sediar a oficina de construção do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU) da Região Centro-Oeste. O...

Flamengo cai, mas mostra valentia contra o gigante Bayern

O Flamengo se despediu da Copa do Mundo de Clubes 2025 com uma derrota por 4 a 2 para o Bayern de Munique, em...

Oficina analisa obras de vestibular na Biblioteca Isaias Paim

Nos dias 4 e 5 de julho, a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim promove o projeto "Spoiler Literário", em parceria com a Universidade...