domingo, 15/06/2025

DOURADOS: Prefeitura começa a entregar medicamentos controlados em postos de saúde.

A população de Dourados vai ter mais opções para retirada dos principais medicamentos controlados disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A entrega era realizada somente na Farmácia do Pronto Atendimento Médico (PAM) e a partir de agora também vão ser ofertadas em mais 12 unidades de saúde: CSU, Ildefonso Pedroso, Izidro Pedroso, Maracanã, Parque das Nações II, Vila Cachoeirinha, Santo André, Seleta, Vila Rosa e nos distritos de Vila Vargas e Itahum.

A descentralização tem como proposta facilitar a logística dos pacientes que até então só encontravam no PAM o único local para retirar remédios controlados. Contudo, neste primeiro momento, os postos dos bairros e dos distritos vão contar com quatro principais psicotrópicos: Clonazepam 2,5 mg/ml, Diazepam 10 mg, Fluoxetina 20 mg e Sertralina 50 mg.

A relação desses medicamentos chegou na manhã desta terça-feira (11) na unidade de saúde do Parque das Nações II. O secretário de saúde Márcio Figueiredo e o prefeito Marçal Filho acompanharam o início das entregas. “Precisamos facilitar a vida das pessoas e nada mais justo que os pacientes possam retirar os medicamentos controlados nos próprios postos onde elas fazem a consulta ou pelo menos em uma outra unidade mais próxima de sua casa”, enfatiza o prefeito.

No posto do Parque das Nações II ele aproveitou para conversar com usuários da unidade de saúde e conhecer a estrutura do local. Além de acompanhar a chegada dos remédios, Marçal Filho vistoriou a farmácia do posto. Para o secretário de saúde Márcio Figueiredo, a descentralização dos remédios controlados é uma forma de ampliar o atendimento, promovendo cada vez mais humanização.

Ele explica que, neste primeiro momento, os postos dos bairros e dos distritos vão fornecer apenas os quatro principais psicotrópicos da saúde mental, contudo, o farmacêutico responsável por cada farmácia poderá solicitar à Central de Abastecimento Farmacêutico de Dourados a medicação que não estiver disponível para ser acrescentado na lista.

Para facilitar o acesso da população aos remédios, a prefeitura disponibiliza em seu site institucional um link onde é possível saber quais medicamentos estão presentes em cada unidade de saúde. (Acesse aqui).

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Criança perde dedos em ataque de piranhas

Uma menina de 9 anos teve parte dos dedos de um dos pés arrancada após ser atacada por piranhas em um lago na cidade...

Rodolfo Nogueira comemora prorrogação da ratificação de terras nas áreas de fronteira

Com 328 votos favoráveis, Projeto de Lei foi aprovado hoje na Câmara dos Deputados O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) comemorou a aprovação do Projeto...

As Dez Mais

Segunda, 9 de junho de 2025. Hoje é Dia do Porteiro. Manchetes dos diários de Campo Grande: Correio do Estado: Rombo na Previdência própria pressiona as contas...

Flamengo mira contratação de Okafor, atacante suíço do Milan

O Flamengo está de olho em Noah Okafor, atacante suíço de 25 anos que pertence ao Milan. O jogador estava emprestado ao Napoli, mas...