terça-feira, 30/12/2025

Dezembro Verde: Ter um animal é um compromisso de amor para a vida toda

O abandono de animais tem consequências de longo alcance para os bichinhos, bem como para a comunidade. Uma vez nas ruas, eles precisam se defender sozinhos, podem sofrer de fome, sede, ferimentos e doenças. Confusos a procura do dono, podem representar um risco à segurança nas ruas e rodovias.

O destino de animais abandonados é quase sempre trágico. Enquanto alguns são pegos por abrigos ou acolhidos por pessoas que os encontram, muitos não têm tanta sorte e acabam vivendo nas ruas, com medo constante. Para filhotes, o abandono é praticamente uma sentença de morte.

Entramos no “Dezembro Verde – Não ao Abandono de Animais’’, criado pela Lei Estadual 5.392 de 2019, de autoria do deputado Lucas de Lima (Sem Partido). A campanha visa a conscientização sobre o tema e promover a guarda responsável de animais de estimação. A escolha do mês deve-se ao fato de que, na época de férias e após o Natal, aumentam os casos de abandono. 

“É um problema sério em todo o nosso país, inclusive aqui no Mato Grosso do Sul muitos tutores deixam os seus pets nas ruas durante as férias ou por dificuldades financeiras. Esse ato não só é um desrespeito à vida como também configura crime ambiental previsto na Lei Federal 9.605, com pena de detenção e multa. É importante fazer a conscientização da população contra o abandono de animais e o Dezembro Verde vem falar sobre esse assunto. No Estado o movimento ganha força, unindo sociedade civil, público e entidades de proteção”, destacou Lucas.

Conforme o parlamentar, o Governo do Estado e as prefeituras têm atuado no fortalecimento de políticas públicas, como, por exemplo, no incentivo de castração gratuita e implantação de clínicas veterinárias populares. “Ajude também nesse compromisso com a causa animal. Adote não compre. Denuncie o abandono. Pratique a guarda responsável. Apoie ONGs e projetos locais. Dezembro Verde é um chamado à reflexão, para todos construírem uma sociedade que respeite todas as formas de vida”, afirmou.

Organizações de bem-estar animal e autoridades públicas trabalham incansavelmente para aumentar a conscientização da população. A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS) fez um mapeamento em Campo Grande, o qual constatou quase 3 mil animais em abrigos independentes e ONGs, todos oriundos de abandono e maus-tratos.

O desfecho dessa pesquisa resultou na fundação da primeira associação voltada para a defesa animal na Capital. “Trata-se de uma conquista significativa, que promete fortalecer as ações de proteção e defesa dos direitos dos animais e representa um marco na história da causa animal na cidade”, disse a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB/MS, Adriana Carvalho.

Por toda a vida

Os animais de estimação são companhias que precisam de amor e cuidado por toda a vida. O servidor José Carlos de Alencar Rocha estava

João Gabriel acordou com a Luna dando à luz três filhotes

em frente de casa com o filho João Gabriel, de 6 anos, quando avistaram um filhotinho de cachorro abandonado.

“Chegamos perto e vi que era fêmea. Ela estava com medo, muito provável que tinha sido jogada num terreno próximo. Meu filho pediu para cuidar e decidimos adotá-la. Ela recebeu o nome de Luna”, contou.

Na semana passada, João Gabriel acordou com a Luna dando à luz três filhotes. Assim que forem desmamados, serão doados aos amigos e familiares. “Abandonar, jamais”, disse José Carlos.

Denuncie

Maus-tratos a animais de qualquer espécie, seja doméstico, domesticado, silvestre ou exótico, devem ser denunciados em qualquer delegacia de polícia.

O Ministério Público tem a autoridade para propor ação contra aqueles que desrespeitam a Lei de Crimes Ambientais. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também pode ser acionado, por meio da Linha Verde.  

Lei Federal 14.064 de 2020 aumentou a pena para maus-tratos a cães e gatos, que passou a ser reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda. A pena pode ser aumentada em até um terço se o animal morrer. 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Hemodiálise mais próxima de casa reduz deslocamentos e fortalece o cuidado em MS

O ano de 2025 marcou uma mudança concreta na vida de pacientes com DRC (Doença Renal Crônica) em Mato Grosso do Sul. Em um...

Brasil amplia exportação de produtos agropecuários para quatro países

O governo brasileiro concluiu negociações fitossanitárias com Marrocos, Iraque, Singapura e Argentina, abrindo novas oportunidades para produtos do agronegócio nacional. Nos três primeiros países,...

Bosque dos Ipês recebe exposição gratuita do Museu do Videogame

O Shopping Bosque dos Ipês inicia a programação de 2026 com uma super atração: a edição comemorativa de 15 anos do Museu do Videogame...

Retrospectiva 2025: MS encerra ano como líder nacional em vacinação com 2,5 milhões de doses aplicadas

Estado lidera o país em cobertura vacinal e se consolida como referência em imunização infantil e adulta Mato Grosso do Sul consolidou-se neste ano como...