domingo, 6/07/2025

Obras de contenção e telamento avançam na Penitenciária de Segurança Máxima da Capital

A Agepen/MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) segue com as obras para reforçar a segurança no EPJFC (Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho”), conhecido como Máxima de Campo Grande, maior unidade prisional da capital.

Atualmente, a fase central das obras está focada na construção de um muro de contenção, fundamental para a instalação das telas sobre os pavilhões, que visam enfrentar um dos maiores desafios do sistema penitenciário: o arremesso externo de ilícitos, inclusive com a utilização de drones.

A obra teve início pelo pavilhão 1, o mais próximo da rua, e inclui a edificação de um muro de concreto usinado de 8 metros de altura, sendo parte dele feito em chapa de aço, oferecendo uma camada extra de proteção, de forma a impedir que os detentos possam escalar ou cortar as telas, que serão instaladas de forma a eliminar qualquer brecha por onde ilícitos possam passar. Ao todo, serão quatro muros, contemplando também o pavilhão 2, todos no mesmo formato.

O muro de concreto já foi erguido, com 2,20 metros de altura. Em cima dele, está sendo instalada uma estrutura de aço, totalizando os 8 metros planejados. A colocação das telas está prevista para ocorrer logo após a conclusão dessa estrutura.

Um guindaste adaptado para levantar chapas de aço e estruturas foi fabricado na serralheria do próprio presídio, com mão de obra prisional. CA próxima etapa será a colocação das telas de segurança.

De acordo com o diretor do presídio, Milson Caetano, a obra enfrentou vários contratempos, incluindo a descoberta de encanamentos e muito concreto sob o chão, remanescente do fechamento te túneis utilizados em tentativas de fuga no passado. “Estes imprevistos atrasaram o cronograma inicial, mas a equipe de construção está avançando com as soluções necessária”, explica.

Além da Máxima, está em fase de telamento o Instituto Penal de Campo Grande, segundo maior presídio do capital em número de presos, medida que, posteriormente, deverá ser estendida ao Presídio de Trânsito, também no Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste. As penitenciárias da Gameleira já contam com telamento.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Salário ainda atrai, mas clima anti-imigrante nos EUA preocupa brasileiros

As recentes políticas imigratórias do presidente Donald Trump têm gerado insegurança entre os brasileiros que vivem nos Estados Unidos, mesmo entre aqueles em situação...

Zé Teixeira exalta gestão do presidente da Câmara de Rio Brilhante

O deputado estadual Zé Teixeira elogiou publicamente o vereador José Maria Caetano de Sousa, o Nô, presidente da Câmara Municipal de Rio Brilhante, por...

Mato Grosso do Sul empregou 3.087 trabalhadores formais em maio e no ano já supera 20,8 mil novas vagas

O saldo de empregos formais gerados em Mato Grosso do Sul no mês de maio foi de 3.087 novas vagas, conforme dados do Caged...

Câmara segue parecer do TCE, reprova contas e deixa ex-prefeito inelegível

A Câmara Municipal acatou recomendação do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) e, por unanimidade, reprovou as contas do exercício financeiro...