quarta-feira, 23/04/2025

STJ mantem prisão de policial penal acusado de matar um torcedor do Fluminense

​A Presidente e Ministra do STJ Maria Thereza de Assis Moura manteve a prisão preventiva de um policial penal acusado de matar um torcedor do Fluminense e deixar outro gravemente ferido em abril de 2023, após uma partida de futebol no Maracanã.

De acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro, as vítimas estavam num bar próximo ao estádio e se desentenderam com o policial por motivos políticos. Thiago Leonel Fernandes morreu no local e, em razão dos disparos, Bruno Tonini Moura perdeu um rim, o baço, parte do fígado e do intestino.

Marcelo de Lima, inspetor de Polícia Penal que não estava em serviço, foi preso em flagrante pela Polícia Militar. Ele foi denunciado por homicídio e tentativa de homicídio triplamente qualificados.

Ao STJ, a defesa do acusado alegou legítima defesa.  Argumentou que os requisitos legais da prisão preventiva não estariam presentes e que o policial é réu primário e possui residência fixa.

A ministra verificou  que o TJRJ, ao confirmar a decisão que mandou o réu a júri popular e rejeitar o pedido de revogação da preventiva, entendeu que permaneciam válidas naquele momento as razões que levaram à decretação da prisão. Em sua decisão, a presidente transcreveu trechos do processo nos quais uma testemunha afirma que o policial teria atirado nas vítimas mesmo depois de elas terem caído no chão.

“À vista desses elementos, a apreciação deve ficar reservada para o momento do julgamento definitivo, com exame mais aprofundado da matéria”, afirmou a ministra.

O relator do habeas corpus na Quinta Turma é o ministro Ribeiro Dantas.

Leia a decisão no HC 929.541.

Foto/Reprodução
CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Deputado questiona repasses da mineração em Corumbá e Ladário

O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) solicitou, nesta quarta-feira (16), informações à Agência Nacional de Mineração (ANM) sobre a exportação de minérios e os...

Poema emociona ao retratar encontro trágico no Pantanal

Um poema escrito pelo biólogo Carlos Gentil Vasconcelos emocionou internautas ao narrar poeticamente o encontro fatal entre Jorge Avalos, conhecido como Jorginho, e uma...

Tentativa de sequestro em Sidrolândia é flagrada por câmeras

Um homem tentou sequestrar uma criança de 3 anos na noite desta segunda-feira (21), no Bairro Sidrolar 2, em Sidrolândia. A ação foi registrada...

Projeto ‘Amigos do Parque’ vai acontecer de sexta a segunda neste feriado prolongado

Os atletas, visitante e turistas que aos finais de semana já se acostumaram a ter as vias do Parque dos Poderes fechadas, seja para...