Ronilço Cruz de Oliveira, ou simplesmente Ronilço Guerreiro, é vereador por Campo Grande, psicólogo, professor, palestrante e instrutor do Senai. Filho de José Roberto e Eva, sempre trabalhou pelo desenvolvimento da região do Segredo, ajudando a transformar o local em uma das regiões que mais cresce na cidade. Fundador da Gibiteca, referência em todo País, e da Creche Santa Clara,.Tornou-se liderança ainda jovem, quando foi presidente do DCE da UCDB, tendo sua história de luta mostrada para o Brasil em vários programas de televisão. Entre seus projetos, criou: a Cabine de Livros do centro, a Gibicicleta, bem como o projeto Livros Carentes que está todos os sábados no Calçadão da Barão. Tem por hábito, de todos os dias, ao sair de casa, pegar alguns livros e sair pela cidade, esquecendo-os propositalmente nos carros. Guerreiro tinha o sonho de ter uma Kombiteca, mas como sempre diz: “Se melhorar, melhora!”, teve seu sonho majorado, devido a sua dedicação e determinação, conquistando a Vanteca, que tem percorrido a cidade. Ronilço Guerreiro implantou biblioteca em todos os terminais de ônibus de Campo Grande, onde as pessoas têm livre acesso aos livros, estando diariamente nas feiras com a Freguesia do Livro e nas escolas com Bike da Leitura. Na quinta-feira (20), foi entrevistado no Programa Boca do Povo da Rádio Difusora Pantanal FM 101.9
- B. de Paula Filho
BOCA: Conversar com o Ronilço é falar com o maior divulgador de livros do planeta. O vereador Ronilço Guerreiro me trouxe o livro “A Revolução dos Campeões”, de autoria de Roberto Shinyashiki e o livro do Gustavo Cerbasi, ‘Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”. Ronilço está sempre pra cima.
RONILÇO GUERREIRO: Fico muito feliz em retornar a esta rádio, sinto-me motivado, até porque acredito muito neste clima gostoso, pois a comunicação transforma pessoas assim como livro. Quando você fala que sou o maior divulgador do livro do planeta, fico muito feliz, pois meu sonho é transformar Campo Grande em uma cidade de leitores e estamos trabalhando muito para isso. Sei da importância que o livro tem na vida das pessoas e isso me motiva.
BOCA: Eu copiei uma coisa de você. Hoje eu leio meus livros e quando termino dou para alguém que eu gosto.
RONILÇO GUERREIRO: Livro parado não conta história. Portanto, doe livros e isso que você está fazendo é o que mais incentivamos. Nossa missão é fazer de Campo Grande uma cidade de leitores e o nosso papel é provocar nas pessoas o sonho adormecido. Saber o que nós precisamos é renascer, é ressurgir, recriar a esperança na nossa cidade a esperança no nosso Brasil. Eu acredito muito que isso se faz por meio da cultura da educação, pois essa força que nos move todos os dias, possibilitando-nos acreditar que tudo vai dar certo. Eu acredito que tudo vai dar certo quando nós temos a atitude positiva. Emicida fala assim “você é o único representante dos seus sonhos na Terra” e quem tem um sonho precisa acreditar nele e se levantar buscando realizar. Hoje, olho a Gibiteca, que é um projeto nosso que incentiva a leitura, uma das maiores Gibitecas do Brasil com 25 mil gibis, lembro que no início as pessoas me rotulavam, tinha muito preconceito, não acreditavam na transformação das pessoas através dos quadrinhos que tem uma leitura curta e agradável. Eu tive o privilégio tive de conhecer Mauricio de Souza, um ícone dos quadrinhos. E hoje, quando vejo a Gibiteca, eu olho para aquele prédio e falo assim: meu Deus do céu, tudo aqui um dia já foi um sonho, lembro-me que nós somos representantes dos nossos sonhos na terra e hoje a Gibiteca é referência no Brasil.
BOCA: No dia 9 a Boca do Povo faz 26 anos e essa informação me fez chorar de ver quantas dificuldades que passei para fazer uma revista chegar até agora, aos 26 anos, e já tocada por uma outra geração que a própria revista fez.
RONILÇO GUERREIRO: Então eu dedico para você uma música que para mim e, todos aqueles que sonham e acredita, que é “A Estrada, do Cidade Negra”. Ninguém sabe o nosso caminhar, não sabe sobre as quedas que tivemos, os momentos, as resiliência. Deixo uma frase linda que diz: a felicidade existe, mas é lógico que a felicidade existe por-que queremos. Nós precisamos pôr a felicidade onde nós estamos e principalmente as pessoas precisam aprender a pensar grande, pois o perigo na vida não é você pensar grande demais e não conseguir, o perigo na vida é você pensar pequeno e você conseguir e sentir que chegou ao auge. Nós acreditamos nas pessoas, nós acreditamos na transformação das pessoas através da cultura da educação, pelo livro e de ações positivas. Eu sou um vereador de primeiro mandato que estou gostando muito do poder transformador do meu mandato na vida das pessoas, por exemplo, tem muitas pessoas agora nos terminais de ônibus e você acredita que nos terminais de ônibus nós temos uma estante de livros que, no ano passado, foram 240.000 livros doados? Além dos livros, nos terminais não tinham água gelada, nos bebedouros a água dava para tomar chimarrão e fizemos um movimento, lutamos e graças a Deus os terminais de ônibus hoje tem água gelada. Então, assim, tudo na minha vida foi acreditar que poderia dar certo, mesmo nos momentos difíceis. Essa era a hora de levantar, sacudir a poeira e dar volta por cima. Então, esse nosso mandato de vereador tem a postura do diálogo, postura do olhar nos olhos, postura dizendo que eu não sou dono da verdade e que eu estou aprendendo constantemente. Sempre digo que: tolo é aquela pessoa que diz que sabe tudo”, porém eu quero aprender todos os dias. Esses dias me falaram assim: “mas Vereador o senhor fala muito de livro, mas o senhor não fala também de fé, por quê? A minha resposta é: “um homem que perde amigos, perde muito, o homem que perde dinheiro, perde muito, mas o homem que perde a fé, este perde tudo”. E aí eu disse para essa pessoa qual foi o lugar que ela escutou, que leu ou viu que Jesus ressuscitou? Foi na Bíblia. Olha que fantástico a Bíblia, o maior exemplo que o livro transforma a vida. Esse é um livro hoje tem 66 livros dentro.
BOCA: E como está o trabalho vereador?
RONILÇO GUERREIRO: A política tem essa possibilidade de sonhar e sonharmos juntos, estou adorando ser vereador e digo que meu mandato é uma declaração de amor para Campo Grande. Nós estamos entrando agora no período eleitoral e sempre digo que precisamos pensar Campo Grande, discutir melhorias, pois é normal no período eleitoral as pessoas terem adversários políticos, mas penso que inimigos jamais, pois a campanha eleitoral passa e os problemas persistem e só vamos resolver isso se nós começarmos a dar as mãos e trabalharmos em prol da construção. Neste período, como vereador consegui ampliar nossas ações de incentivo à leitura, mas principalmente criarmos leis importantes para a população, uma delas é carteirinha para quem sofre com a fibromialgia e agora tem atendimento prioritário. Também temos o projeto que garante o passe gratuito dos estudantes no dia do Enem e de vestibular de Universidades públicas. Garantimos água gelada nos terminais, banheiros químicos para as feiras. Temos um trabalho bem feito e consegui deixar nossa marca. Sigo muito motivado e cada vez sonhando mais em uma cidade melhor.
BOCA: Agradecemos a sua participação e estamos a disposição.
RONILÇO GUERREIRO: Eu agradeço a oportunidade de estar, mais uma vez, nesse programa que é líder em audiência. Muito Obrigado!