domingo, 21/09/2025

Mesa redonda na UFMS debate o fim das restrições de uso do gás de cozinha

Nesta quinta-feira (06), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) sediará uma mesa redonda de extrema relevância para o setor energético, que discutirá o fim das restrições no uso do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Promovido pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, o evento contará com a participação de executivos do setor e terá a mediação do deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS).

O vice-presidente de Operações e Estratégia da Copa Energia, Pedro João Zahran Turqueto, um dos representantes da companhia no evento, destaca que a remoção dessas restrições representa um avanço expressivo, tanto para o mercado energético quanto para os consumidores.

“A parceria com a UFMS desempenha um papel fundamental ao propiciar um espaço para a análise dos benefícios e desafios decorrentes dessa mudança, e também ao destacar a relevância das políticas públicas que fomentam a diversidade energética e a sustentabilidade”, destaca Pedro João Turqueto.

O evento contará com a participação do presidente do Sindigás, Sergio Bandeira de Mello; do secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes; do diretor técnico da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Daniel Maia Vieira; e da diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloísa Borges.

As distribuidoras, há tempos, pleiteiam a ampliação do uso do GLP e argumentam que as restrições impostas em 1991, durante a Guerra do Golfo, já não condizem com a atual realidade do mercado.

A legislação vigente, como a Lei 8.176/1991, estabelece como crime o uso não autorizado de GLP em certos tipos de equipamentos e veículos, por preocupações com a ordem econômica. No entanto, resoluções posteriores, como a emitida pela ANP em 2016, têm flexibilizado tais restrições, permitindo seu uso em determinadas aplicações industriais.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Motociclista é atingida por carro e acaba internada na UTI com traumatismo craniano

Uma jovem de 19 anos está em estado grave após bater a moto que pilotava contra um carro no início da tarde desta quinta-feira (18),...

DOURADOS: Prefeitura revitaliza ciclofaixas e reforça segurança no trânsito do município

A Prefeitura de Dourados, por meio da Sercretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), está promovendo a revitalização das ciclofaixas no Jardim São Pedro, Jardim...

Peixe do Bioparque Pantanal faz tomografia inédita para diagnóstico

Um peixe cachara (Pseudoplatystoma fasciatum) do Bioparque Pantanal foi encaminhado ao Hospital Veterinário da UFMS para uma série de exames, incluindo uma tomografia computadorizada...

EUA ameaçam classificar PCC como organização terrorista

Nos últimos meses, o governo americano tem considerado incluir o PCC e o Comando Vermelho (CV) em sua lista de organizações terroristas. Essa possibilidade,...