segunda-feira, 8/09/2025

Situação do Estádio Morenão será debatido na ALEMS

A situação do Estádio Universitário Pedro Pedrossian, o Morenão, que está em reforma há dois anos, será debatida nesta quinta-feira (29) a partir das 14h em audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Denominada “Estádio do Morenão: seu Futuro e sua Utilização”, a audiência foi proposta pelo deputado Pedrossian Neto (PSD) e deve contar com a participação de representantes de órgãos e entidades ligadas ao esporte e às obras no estádio.

O termo para reforma do Morenão foi assinado em 19 de outubro de 2021 entre o então governador Reinaldo Azambuja e o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine. Segundo informação na página da UFMS, o investimento é de R$ 9,5 milhões e integra o programa MS + Esporte. As obras tiveram início no primeiro semestre de 2022. 

“Não tem como o nosso futebol prosperar, se não tivermos um estádio para receber torcidas, uma cobertura jornalística e televisiva, suficiente até para ajudar no patrocínio do futebol de Mato Grosso do Sul”, afirmou o deputado Pedrossian Neto.

De acordo com o parlamentar, a audiência vai discutir a “reforma interminável” e a falta, até então, de perspectiva para conclusão das obras. “Isso tem trazido uma série de problemas e prejuízo ao esporte”, avalia.

Devem participar da audiência a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), e a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul). Presidentes de clubes de futebol do Estado, torcidas organizadas, federações, pessoas que gostam de futebol e o público em geral são convidados para o evento.

O estádio e partidas históricas

Maior estádio universitário do Brasil,  o Morenão foi construído pelo ex-governador Pedro Pedrossian (1928-2017) no campus da então Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), atualmente Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A inauguração foi no dia 7 de março de 1971, com o confronto entre Flamengo e Corinthians, equipes com as maiores torcidas do País. Os rubro-negros venceram por 3 a 1, segundo informação do Museu do Futebol.

O maior público do Morenão, ainda conforme o Museu do Futebol, foi registrado em 23 de fevereiro de 1978. Naquela quinta-feira, 38.122 torcedores viram o Operário vencer o Palmeiras por 2 a 0. 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Criança era punida com banho gelado no frio de 5°C por xixi na cama em abrigo de Itaquiraí

Duas servidoras do município de Itaquiraí, a 402 quilômetros de Campo Grande, estão sendo investigadas por maus-tratos contra uma criança de apenas 6 anos,...

Prefeitura de Campo Grande capacita servidores em gestão pública moderna e tecnológica

Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Inovação (Semadi) e do Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande...

Zé Teixeira pede apoio do Estado para obras em Dourados e Jaraguari

O deputado estadual Zé Teixeira apresentou, nesta terça-feira (2), indicações à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul solicitando apoio do Governo do Estado...

Projeto de resolução de Hashioka cria comenda do mérito legislativo das nações amigas

Na sessão plenária de quarta-feira, 3, da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou o Projeto de Resolução 45/2025, que cria...