quinta-feira, 18/09/2025

SES realiza capacitação sobre ‘Atualização do Manejo Clínico da Febre Chikungunya’

Para auxiliar na identificação precoce da Febre Chikungunya para a tomada de decisões e implantação de medidas de maneira oportuna, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza nesta sexta-feira (2) a web aula ‘Atualização do Manejo Clínico da Febre Chikungunya’. A transmissão tem início às 13h30 e acontece por meio da Plataforma Telessaúde MS.

Conforme a médica infectologista, Dra. Andyane Tetila, a palestra visa melhorar a qualidade no manejo clínico das arboviroses – Dengue, Zika e Chikungunya – no atual momento epidemiológico, a fim de qualificar os profissionais e, assim, reduzir casos com complicações, gravidade e até óbitos.

“No caso da Chikungunya, um diagnóstico em fase precoce, com adequado manejo, pode evitar complicações crônicas e debilitantes dos pacientes”, explica Andyane.

Entre os assuntos que serão abordados estão: sinais, sintomas e tratamento do paciente com febre Chikungunya, a classificação de acordo com avaliação de quadro clínico para o manejo adequado e a importância da classificação de risco nos serviços.

A palestra será ministrada pela médica infectologista, Dra. Andyane Tetila, e tem como público-alvo médicos e enfermeiros do estado. O acesso à web aula pode ser feito através do link: https://participe.saude.ms.gov.br/forms/.

 Arboviroses

O combate ao mosquito Aedes aegypti é de extrema importância. Além da Dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Zika e a Chikungunya.

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Câmara aprova PEC da Blindagem; texto vai ao Senado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16), em dois turnos, a chamada PEC da Blindagem, que endurece as regras para o andamento de...

MAPA promove missão inédita para atrair investimentos no Oriente Médio e em Singapura

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou sua primeira missão internacional voltada exclusivamente à promoção comercial e atração de investimentos para o agronegócio...

CORUMBÁ: Prefeito assina decreto que encerra 5 anos de espera por promoções na carreira

O prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel Alves de Oliveira, assinou nesta segunda-feira, 15 de setembro, o decreto nº 3.512, que estabelece a promoção vertical...

Homem é ferido por bala perdida enquanto dormia em Sidrolândia

Um homem de 58 anos foi atingido por uma bala perdida enquanto dormia em sua casa, no bairro São Bento na madrugada da última...