quinta-feira, 21/08/2025

TRÊS LAGOAS: Prefeitura implanta método que visa reduzir espera e filas nas Unidades de Saúde

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sempre busca realizar melhoria contínua da saúde pública, principalmente na Atenção Primária à Saúde (APS) que é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo vital para o acesso e qualidade do atendimento à população.

Desse modo, foi implantado nas Unidade de Saúde do Município o modelo denominado de Acesso Avançado que busca reduzir a demanda reprimida de atendimentos, diminuir o absenteísmo (faltas) e ampliar o acesso aos usuários do SUS.

A secretária de Saúde, Elaine Fúrio, destacou que o princípio fundamental é realizar o trabalho do dia no próprio dia, oferecendo aos pacientes a oportunidade de buscar cuidados primários de saúde no momento de sua necessidade ou escolha. “A APS é o alicerce do SUS, e estamos comprometidos em aprimorar constantemente esse pilar para oferecer uma assistência integral à nossa comunidade”, afirmou.

A diretora da Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde, enfermeira Andreia Lima, explica a pasta entende que a Atenção Básica é a base da rede de atenção à saúde, e é nesse ponto que sempre foi buscado promover melhorias significativas.

“Um dos principais desafios enfrentados pela APS é a ampliação do acesso ao cuidado, especialmente considerando as longas filas, decorrente de demanda reprimida do agendamento eletivo para consulta médica, e a superlotação na Unidade de pronto atendimento (UPA), e é exatamente nesse sentido que o Acesso Avançado foi implantado”, explicou Andreia.

“Através do Acesso Avançado, conseguimos abordar condições crônicas, eventos agudos, demandas administrativas, medidas preventivas e coordenar o cuidado dos pacientes, tudo seguindo o mesmo método de agendamento, acolhimento e classificação de risco”, explica Elaine.

O QUE MUDA

Anteriormente, a maior parte dos atendimentos eram feitos por agendamento, ou seja, a pessoa ia até a unidade, verificava qual dia tem agenda disponível para seu atendimento. Agora, a agenda permanece aberta, porém com foco em permitir uma maior porcentagem de vagas disponíveis para o atendimento à demanda espontânea, ou seja, se houver vaga no dia, a pessoa já é atendida ou do contrário, é agendada para o dia mais próximo com agenda disponível.

“A iniciativa visa melhorar o processo de acolhimento da demanda espontânea, organizando o fluxo de atendimento, promovendo escuta qualificada e oferecendo acolhimento com classificação de risco de acordo com a gravidade. Nosso foco é a população e o seu bem-estar, com isso essa inovação no modelo de atendimento visa proporcionar uma experiência mais eficiente e acolhedora”, finalizou Elaine.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Porsche Center Campo Grande realiza ação especial para pacientes do Hospital de Câncer Alfredo Abrão

O Hospital de Câncer Alfredo Abrão receberá nesta quinta-feira (21/08/25), a partir das 8h30, uma ação especial promovida pela Porsche, que promete emocionar pacientes...

Deputado Beto Pereira prestigia aniversário de Aquidauana

Aquidauana comemorou, nesta sexta-feira (15), seus 133 anos de emancipação político-administrativa com um desfile cívico vibrante, que contou com a participação da comunidade, fanfarras,...

Presidente da OAB/MS Bitto Pereira e comissão de meio ambiente abrem seminário regional de direito ambiental

Nesta terça-feira (19), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), sediou o 2º Seminário Regional de Direito Ambiental da...

VÍDEO: Boneco simula vítima de enforcamento e causa susto na BR-262

Na noite de quarta-feira (20), um boneco pendurado em uma árvore às margens da BR-262, em Ribas do Rio Pardo/MS, chamou a atenção e...