sábado, 10/05/2025

Saúde mental é tema de ações em unidades da SAS

A Campanha Janeiro Branco está movimentando as unidades da Rede de Assistência Social por meio de palestras, rodas de conversas, dinâmicas e orientações sobre a temática. O objetivo é levar informação sobre causas e prevenção dos transtornos mentais.

A campanha chama atenção para o primeiro mês do ano, informando a população e os usuários sobre a importância de priorizar os cuidados com a saúde emocional. Pensando nisso, ao longo do mês, as unidades de Cras estão promovendo ações voltadas à temática.

O Cras Vida Nova, por exemplo, recebeu cerca de 500 famílias da região para a ação “Janeiro Branco” que convidou o público a refletir sobre a importância da prevenção da saúde emocional. A equipe técnica da unidade apresentou dicas sobre como identificar os sinais de estresse, ansiedade, depressão e transtornos, além da palestra ministrada pela psicóloga da unidade, Simone Lins Lacerda de Barros.

Segundo a psicóloga, a palestra abordou a importância de aprender a lidar com as situações adversas do dia a dia, identificar os momentos difíceis e saber pedir ajuda, além de manter em dia a prática de atividades físicas e incluir na rotina tempo de qualidade.

“A palestra teve uma ótima aceitação da comunidade, foi de muita relevância para chamar atenção a um tema que ainda carrega muitos preconceitos que é a saúde mental e emocional. Devemos nos cuidar o ano todo, porém, janeiro é perfeito para enfatizar que devemos estar motivados a começar um novo ciclo”, afirmou.

Para a coordenadora da unidade, Adriana Nascimento, a ação Janeiro Branco traz um alerta para a sociedade. Segundo ela, a unidade pretende levar informação aos servidores, às famílias e usuários da região, através do trabalho e dedicação desempenhados pela equipe técnica.

“A saúde mental e emocional necessita de uma atenção especial, estamos trazendo para as famílias que passam pelo Cras Vida Nova, ações que incentivam os cuidados relacionados à mente, mostrando a importância de ter qualidade de vida. O primeiro passo é saber que identificar os sinais é o começo para a prevenção, lembrando que o bem-estar dos servidores é tão importante quanto, a dos usuários”, disse a coordenadora.

Dona Maria Alice Monteiro, de 69 anos, participa do SCFV do Cras Vida Nova. A idosa, que faz tratamento para depressão há 12 anos, enalteceu a palestra oferecida para a comunidade. Ela também falou sobre a mudança de vida após começar a participar das atividades da unidade.

“A palestra sobre os cuidados com a mente foi maravilhosa, precisamos aprender a cuidar das emoções e eu só tenho a agradecer a toda equipe. Passei por um processo difícil, fui casada há 51 anos e quando meu esposo faleceu fiquei muito mal. Havia dias que não conseguia sair do meu quarto, posso dizer que minha vida mudou depois que conheci o Cras, não perco as atividades e tive uma ressignificação de vida”, disse.

Lúdico

No Cras Anhanduí, as atividades foram voltadas para as crianças e adolescentes de seis a 17 anos que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Para levar informações sobre a saúde mental e emocional, a unidade promoveu rodas de conversas, dinâmicas e brincadeiras para conscientizar os usuários sobre a importância do tema.

A coordenadora da unidade, Noemia Leone, ressaltou a importância dos cuidados com a saúde emocional e afirmou que as atividades realizadas refletem diretamente no bem-estar emocional e físico das crianças.

“Foi muito positivo, entre as diversas atividades aplicadas às crianças participaram do jogo das emoções e puderam verbalizar sentimentos que fazem parte do seu dia a dia. O nosso foco foi promover reflexão e renovação de ações e pensamentos, melhorando a qualidade de vida não só dos usuários, mas também dos familiares”, finalizou Noemia.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

PF prende foragido há 7 anos com identidade falsa em Dourados

A Polícia Federal prendeu em Dourados um homem que estava foragido da Justiça há quase sete anos. Condenado por tráfico de drogas em São...

Propostas de melhoria apresentadas pelo vereador Dr. Jamal na câmara municipal de Campo Grande

O Vereador Dr. Jamal apresentou à Câmara Municipal de Campo Grande um conjunto de indicações visando promover melhorias urbanas e atender às demandas da...

Leilão da Rota da Celulose impulsiona desenvolvimento de Ribas do Rio Pardo: Prefeito Roberson destaca avanço histórico para o município

O Consórcio K&G Rota da Celulose, formado pelas empresas K-infra Concessões e Galápagos Participações, arrematou nesta quinta-feira (8) a concessão da Rota da Celulose...

As Dez Mais

Segunda, 5 de maio de 2025 Hoje é o Dia Mundial de lavar as mãos. Manchetes dos jornais de Campo Grande: Correio do Estado: “Operação da PF...