Zeca do PT solicita poço artesiano com sistema de captação de água para assentamentos de Coxim e Naviraí (MS)

Em sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), o deputado estadual Zeca do PT apresentou reivindicação ao Governo do Estado solicitando a perfuração de poços artesianos que atendam aos assentamentos Nova Aliança, Córrego da Pedra, Comunidade Beira Alta, Colônia São Ramão e Distrito de Jauru, todos situados no município de Coxim (MS).

Além da perfuração de poços, o parlamentar também solicita a instalação de um sistema de captação e reservatório de água, de modo que todas as famílias das comunidades sejam atendidas.

“A instalação dos poços artesianos, bombas d’água e reservatórios nos assentamentos de Coxim é de suma importância para garantir maior qualidade de vida às famílias e aumentar a efetividade na produção de alimentos do local. É algo que resolve o problema da falta de água e impacta de maneira muito positiva na renda dos agricultores familiares das comunidades”, justifica Zeca do PT.

A reivindicação de Zeca foi encaminhada ao governador Eduardo Riedel, ao diretor-presidente da Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Washington Willeman e ao Secretário Executivo de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Humberto Melo Pereira.

Além deles, a proposta também foi encaminhada ao Superintendente Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Mário Rosa da Silva, bem como ao Superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto da Silva.

Zeca solicitou sistema de captação e armazenamento de água para aldeia indígena de Naviraí (MS) em urgência

Também durante plenário na Alems, o deputado e ex-governador solicitou em caráter de urgência a instalação de um sistema de captação e armazenamento de água do poço artesiano já existente na aldeia Mboreviry, localizada no município de Naviraí (MS).

Conforme Zeca, o sistema atenderá cerca de 45 famílias da etnia guarani e kaiowá que residem na comunidade, beneficiando a qualidade de vida dos moradores locais.

“Essas pessoas necessitam de assistência para terem acesso pleno a este bem tão importante para suas necessidades básicas”, justificou Zeca.

Para a proposta de Naviraí, o pedido foi encaminhado ao Secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai), Ricardo Weibe Nascimento Costa, bem como ao Coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS), Lindomar Ferreira, e ao Superintendente Estadual da Funasa no Estado, Mario Rosa da Silva.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Luto oficial é decretado em MS após morte de ex-governador Marcelo Miranda

Medida reconhece a contribuição do ex-governador à história política do Estado O governo de MS decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento...

MS mantém vazio sanitário da soja até setembro

Medida busca proteger a safra 2026/2027 O vazio sanitário da soja está em vigor em Mato Grosso do Sul e segue até 15 de setembro...

FCDL-MS orientam comércio sobre funcionamento durante jogo do Brasil

Funcionamento do comércio durante partida da Seleção fica a critério de cada empresário O jogo da Seleção Brasileira contra a Escócia, marcado para as 18h...

Com Shows Nacionais Gratuitos, ‘Nosso Arraiá’ de Antônio João Promete Movimentar a Região em Julho

O cheiro da pipoca e do quentão misturado ao toque da sanfona, as bandeirinhas coloridas cortando o céu e o reencontro das famílias no...