terça-feira, 30/12/2025

Vereador Zé da Farmácia visita a Praça Imigrantes, abandonada no centro de Campo Grande.

A Praça dos Imigrantes, localizada na região central de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, é um importante espaço público dedicado ao artesanato e à cultura local. Situada no quadrilátero formado pelas ruas Rui Barbosa, Barão Melgaço, Joaquim Murtinho e Rua dos Imigrantes, a praça é dividida em duas partes: uma com lanchonete e banheiros, e outra com 30 estandes onde são vendidos diversos tipos de artesanatos, incluindo cerâmica, couro, arte indígena, mosaicos, tecelagem, bordados e pinturas.

Infelizmente essas informações não condizem mais com a realidade desse espaço. Em visita, o vereador Zé da Farmácia encontrou uma situação precária, bem no coração da capital Morena.

“Está tudo abandonado, as lojinhas todas quebradas, uma fedentina insuportável, além de uma grande quantidade de moradores de rua que habitam o local, transformando o entorno em um caos para os comerciantes.” Cita o vereador.

A praça foi inicialmente estabelecida em 1888 e tinha como objetivo o significativo trabalho para a comunidade ao longo dos anos, hospedando casamentos, desfiles e até servindo de estacionamento para carros de boi. Em 1912, foi renomeada para Praça Costa Marque em homenagem a um governador do estado, mas eventualmente ficou conhecida como Praça dos Imigrantes, celebrando a contribuição dos imigrantes para a cidade.

Quem passa pela Praça dos Imigrantes, no Centro de Campo Grande, observa um espaço em abandono, aguardando o final de uma revitalização que era para ter sido terminada em setembro de 2023. O espaço ganhou a reforma após 22 anos para ter nova calçada, substituição da rede elétrica e banheiros.

Porém, com atraso, a realidade é muito diferente dos ambientes festivos das vendas de artesanato e eventos culturais que movimentavam o Centro. O valor total da obra com participação da Prefeitura de Campo Grande, Caixa Econômica Federal e Ministério do Turismo é de R$ 226.182,22. “Já foram destinados aproximadamente 220 mil reais em reformas nos últimos anos, mas sem a devida execução. Estamos novamente oficiando os pedidos para essa tão importante região de nossa cidade.” Salienta o parlamentar.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

DOF apreende drogas em ônibus rumo a Dourados

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam um homem de 22 anos transportando 3,3 kg de maconha, 600 g de skunk e...

CEASA/MS projeta aumento de 25% nas vendas no fim de ano

Com a proximidade das festas de fim de ano, a CEASA/MS projeta crescimento de até 25% nas vendas, acompanhando o comportamento registrado no mesmo...

Tiros assustam crianças em praça do Aero Rancho

Um ataque a tiros deixou moradores e frequentadores da Rua Álvares Machado em choque no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. O atentado ocorreu...

Botafogo anuncia novo técnico

O Botafogo confirmou a contratação do técnico argentino Martín Anselmi para comandar o time principal. O treinador assinou contrato de dois anos e chega...