domingo, 15/06/2025

Vereador Dr. Lívio representa a Câmara nas comemorações dos 10 anos da Casa da Mulher Brasileira

Com mais de 1,6 milhão de atendimentos realizados ao longo desses 10 anos, Campo Grande foi a primeira capital do Brasil a ter uma CMB (Casa da Mulher Brasileira), refúgio para mulheres vítimas de violência e que se tonou referência para outras cidades.

O evento, realizado na noite de ontem, contou com a presença da prefeita Adriane Lopes, a vice-prefeita Camila Nascimento de Oliveira, Deputado Federal Dr. Luiz Ovando, do Vereador Dr. Lívio Leite, na ocasião representando a Câmara Municipal, entre outras autoridades.

Em sua fala, o vereador lembrou da sua atuação direta nos casos de violência contra a mulher: “Tenho uma ligação muito forte com o tema por ser médico e por ser médico legista, atendendo quotidianamente casos de feminicídio, violência física, sexual e sabemos que esses números vão muito além do que atendemos na CMB”, disse.

O vereador lembrou ainda que teve uma lei de sua autoria que instituiu o Programa Recomeçar no município de Campo Grande, que obriga os autores de violência doméstica a uma reflexão e conscientização de seus atos, programa que funciona dentro da CMB.

Dr. Livio disse que o primeiro projeto de lei que apresentará nesta legislatura visa ampliar a rede de proteção às mulheres. “Precisamos atuar na prevenção, nos diversos locais onde a violência está acontecendo, no cárcere privado que fica oculto e não conseguimos atuar, nos bares, restaurantes e condomínios, obrigando toda a sociedade a participar dessa pauta e não a se omitir. É um orgulho fazer parte desse time”, explicou.

“Nossa utopia, por incrível que pareça, é que não exista a necessidade da Casa da Mulher Brasileira por não ter mais a violência contra a mulher”, finalizou.

Atendimentos de fevereiro de 2015 a dezembro de 2024

1,6 milhão de atendimentos psicossociais

138 mil acolhimentos na recepção

80 mil boletins de ocorrência

63 mil medidas protetivas

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

130 anos de relações diplomáticas: governador e princesa do Japão estreitam laços em visita a MS

A princesa do Japão, Kako de Akishino, foi recepcionada no final desta manhã desta terça-feira (10) pelo governador Eduardo Riedel e a primeira-dama, Mônica...

Criança perde dedos em ataque de piranhas

Uma menina de 9 anos teve parte dos dedos de um dos pés arrancada após ser atacada por piranhas em um lago na cidade...

Princesa Kako Recebe Homenagem de Nelsinho Trad

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) prestou uma homenagem simbólica à Princesa Kako de Akishino, que visita Mato Grosso do Sul. Com raízes em Campo...

MPMS investiga incêndios ilegais em 86 hectares no Pantanal

O MPMS instaurou dois inquéritos civis para apurar incêndios florestais que devastaram 86 hectares no Pantanal, em Corumbá. As investigações visam responsabilizar duas empresas...