Corpo docente realizou avaliação e planificação do semestre; CEO Carlos Bernardo coordenou a solenidade.
A Universidade Central do Paraguai em Pedro Juan Caballero recepcionou, na manhã desta quarta-feira, 30, a turma 2025.2 da instituição. Os futuros médicos foram acolhidos em evento cultural realizado no Centro Tecnológico, onde mais de seiscentos calouros foram recebidos em alto estilo, marcando assim o início da nova etapa na vida de cada um dos futuros médicos.

Acadêmicos, familiares, amigos e toda comunidade acadêmica participou do importante momento para cada um dos novos estudantes de medicina da Universidade Central do Paraguai em Pedro Juan Caballero. CEO da UCP de Pedro Juan, Carlos Bernardo salientou a importância da decisão tomada por cada um dos calouros. “Vocês já fazem parte de nossa instituição, a maior e melhor universidade de medicina do Paraguai e destaque na América Latina”, disse Bernardo.
O juramento do jaleco foi marcado por vários momentos, desde a recepção dos futuros médicos até o instante final com o “eu juro” de cada um diante do compromisso assumido na futura nova profissão. O diretor de carreira da UCP de Pedro Juan, José Luiz Castro salientou o momento importante na vida de cada um. “Vocês não estão apenas iniciando um curso, estão iniciando na futura carreira, na profissão de médico, e vai chegar aquele instante em que poderão encontrar inúmeras dificuldades. Mas não desistam, sonhem alto, concretizem seus sonhos, estudem muito e um dia terão a grata satisfação em ouvir de um paciente que graças a você, médico ou médica, está bem de saúde. Pensem e valorizem isso a cada instante”, disse.
O gerente administrativo da UCP-PJC, Newton Luiz de Oliveira destacou a missão de cada um. “O mais difícil vocês já fizeram. Decidiram estar aqui, e portanto, os seis próximos anos serão de muita batalha pessoal, coletiva e sobretudo, uma missão para cada um. Sejam muito bem vindos à nossa instituição”, destacou.

Carlos Bernardo reforçou em sua fala a hospitalidade do povo paraguaio. “Não pensem que aqui não existe lei. Existe sim. Para quem quer encontrar o caminho do mal feito, vai encontrar. Você não veio aqui, não chegou até aqui para passear ou qualquer outra coisa. Você está aqui para estudar, cumprir sua missão. Os obstáculos virão, os dias difíceis, os mais difíceis ainda virão pela frente, mas tenham calma, tranquilidade, força de vontade e foco naquilo a qual se propõem.
Serem um profissional médico de excelência daqui a seis anos”, disse. O juramento do jaleco foi marcado pelo momento cultural, com apresentação musical da cantora e médica formada pela UCP de Pedro Juan Caballero, Natália Iturbe, apresentação da banda municipal de música e do grupo de dança.