Pelo menos 67 palestinos foram mortos por tiros de soldados israelenses neste domingo (20), enquanto esperavam por ajuda humanitária no norte da Faixa de Gaza, segundo o Ministério da Saúde local. O ataque ocorreu quando caminhões da ONU chegavam com alimentos, atraindo centenas de civis famintos. Outros 36 palestinos foram mortos em situação semelhante no sábado (19). Além de seis vítimas fatais perto de outro ponto de distribuição no sul.
A tragédia de domingo é uma das mais letais envolvendo civis em busca de alimentos desde o início da guerra. O Programa Mundial de Alimentos (PMA), responsável pelos caminhões de ajuda, relatou que os comboios foram recebidos por multidões desesperadas antes do tiroteio. Em nota, a ONU classificou o ataque como “inaceitável”.
Ao todo, 88 palestinos morreram neste domingo, somando vítimas dos disparos e de ataques aéreos israelenses. As Forças de Defesa de Israel não comentaram diretamente os casos. A ONU ainda não se pronunciou sobre o episódio no sul da região.