segunda-feira, 21/04/2025

Sistema Famasul recebe o 1º Workshop de Prevenção aos Incêndios Florestais

Presidente Marcelo Bertoni e governador Eduardo Riedel participaram da abertura do evento.

O auditório do Sistema Famasul recebe, nesta terça e quarta-feira, o 1º Workshop de Prevenção aos Incêndios Florestais. Com a presença do governador Eduardo Riedel, o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, ressaltou a importância da parceria entre produtores rurais, Governo do Estado e Corpo de Bombeiros nos trabalhos para prevenir os focos em todo Mato Grosso do Sul.

“Não há como ser mais importante ter uma ação como essa dentro da Famasul, onde o produtor rural sempre é o primeiro a chegar nesse combate aos incêndios. Então a parceria é muito importante. Nosso estado é diferenciado e pioneiro com esse plano de combate aos focos”, disse Bertoni.

O governador Eduardo Riedel também falou sobre todos estarem em busca de um objetivo comum.

“Quando a gente está diante de um problema como os incêndios, esse conhecimento precisa ser colocado à disposição, para que a gente convirja para o mesmo resultado. O fogo destrói, causa danos às pessoas e à biodiversidade, mas ele é uma realidade em diferentes biomas do mundo. E a gente tem que saber e aprender a lidar com essa situação de uma maneira madura”, comenta o governador Riedel.

O workshop tem objetivo de apresentar boas práticas adotadas no monitoramento dos incêndios florestais com especialistas da área no país e em Mato Grosso do Sul. Também será ofertado um minicurso prático para instrução dos interessados no uso das plataformas online disponíveis e gratuitas frente às questões afetadas aos incêndios florestais.

Antes da abertura do evento, Bertoni recebeu o governador e seus secretários para uma reunião sobre o plano de queima controlada no Pantanal no intuito de eliminar massa seca das pastagens e evitar incêndios.

Também participaram da abertura do workshop o diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella; o secretário da Semadesc, Jaime Verruck; o secretário da Sejusp, Antônio Carlos Videira; o secretário de Governo, Rodrigo Perez; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Frederico Reis; o secretário de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette; o diretor-presidente do Imasul, André Borges; o representante do ICMBio, Bruno Cambraia; a superintendente do Ibama/MS, Joanice Battilani; o diretor-executivo da SOS Pantanal, Leonardo Gomes; o presidente do Instituto Homem Pantaneiro, coronel Ângelo Rabelo; o coordenador-geral da Defesa Civil de MS, coronel Hugo Djan; e o diretor-executivo da Reflore/MS, Dito Mário.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Vereador Dr. Lívio apresenta resultados da CPI do transporte coletivo em Campo Grande

Ouvidoria da CPI do Transporte registra mais de 360 denúncias de usuários insatisfeitos Campo Grande, MS – O vereador Dr. Lívio, responsável pela Comissão Parlamentar...

Ibama avalia riscos ambientais na Baía de São Marcos durante vistoria

O Ibama realizou nos dias 8 e 9 de abril uma vistoria técnica no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM), em São Luís...

Escola rural de Nioaque necessita de quadra coberta, diz Mara Caseiro

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) apresentou, indicação ao governador Eduardo Riedel e ao secretário estadual de Educação, Hélio Daher, solicitando a construção de...

Georreferenciamento será obrigatório para imóveis rurais de até 25 hectares

A partir de 20 de novembro de 2025, todos os imóveis rurais com área inferior a 25 hectares terão que realizar o georreferenciamento para...