quarta-feira, 23/07/2025

Senador Nelsinho Trad acompanha ações de combate aos incêndios no Pantanal

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) está no Pantanal, em Corumbá, nesta sexta-feira (28), para acompanhar as ações de combate aos incêndios que têm devastado a região. Junto ao governador Eduardo Riedel, o parlamentar acompanhou comitiva de ministros federais, incluindo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do Planejamento, Simone Tebet, além de outros parlamentares do Estado.

O grupo realizou sobrevoo das áreas afetadas para avaliar a extensão dos danos causados pelos incêndios. “Sobrevoar a Serra do Amolar nos dá uma visão clara da magnitude da destruição. É essencial vermos de perto para entender a urgência das ações necessárias”, afirmou o senador.

Até o dia 27 de junho, foram registrados 3.451 focos de incêndio, sendo 2.552 apenas em junho. “Os incêndios que estão acontecendo agora têm uma junção perversa: mudança do clima, escassez hídrica severa e o desmatamento com uso de fogo. É isso que está fazendo o que a gente veja o Pantanal em chamas”, destacou a ministra Marina Silva.

Apoio Legislativo

O senador Nelsinho Trad destacou a importância da união de esforços para enfrentar a crise. “Estamos aqui para unir forças e garantir que o necessário seja feito para combater esses incêndios. É fundamental que o governo federal, estadual, municipal e o Poder Legislativo trabalhem juntos nessa missão,” afirmou.

Durante a coletiva de imprensa, o governador Eduardo Riedel também destacou a importância da colaboração entre os diferentes níveis de governo. “São muitos que temos que agradecer pela pronta resposta que tiveram nessa ação. Nossa obrigação é ajudar a mobilizar para ter essa pronta resposta.” Riedel agradeceu ainda ao senador Nelsinho Trad e à bancada federal pelo apoio contínuo.

O Governo do Mato Grosso do Sul decretou estado de emergência em resposta aos incêndios florestais que se espalham pela região. O decreto, válido por 180 dias, busca permitir ações mais rápidas e eficazes, incluindo a evacuação de áreas e a utilização de propriedades privadas em casos de risco iminente.

Para apoiar o combate aos incêndios, a aeronave KC-390 Millennium, considerada o cargueiro mais rápido e moderno do mundo, está sendo utilizada. “O nosso objetivo, aqui, é realmente combater os fogos de incêndio na região do Pantanal e o nosso estado final desejado é extinguir e combater o fogo ajudando as outras aeronaves também envolvidas”, afirmou o Tenente-Coronel Américo, comandante da aeronave. “A KC-390 Millennium tem uma capacidade de 12 mil litros de água e consegue fazer a dispersão em focos de incêndio mais específicos,” acrescentou.

O senador Nelsinho Trad destacou a importância dos recursos tecnológicos no combate ao fogo. “Essa aeronave é uma ferramenta muito importante na luta contra os incêndios. Com sua capacidade de transportar 12 mil litros de água, ela é um exemplo de como a tecnologia pode ser aliada neste momento crítico.”

Os incêndios já destruíram 688 mil hectares no Pantanal em 2024.

O senador Nelsinho Trad concluiu enfatizando a importância de uma resposta rápida e eficaz. “O Pantanal é um tesouro nacional e um patrimônio da humanidade. Precisamos agir agora para proteger esse bioma único e garantir que ele seja preservado para as futuras gerações”.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Atropelamento fatal na BR-163 em Mundo Novo

Antônio Ordeman, morador de Salto del Guairá, no Paragua foi encontrado morto com sinais de atropelamento na manhã desta segunda-feira (21), na BR-163, em...

Robinho Jr. brilha no Santos com apoio de Neymar

Aos 17 anos, Robinho Jr. vive ascensão meteórica no Santos. Filho do ex-jogador Robinho, o jovem atacante estreou no time profissional com destaque diante...

Zé Teixeira destaca atuação intensa no 1º semestre na ALEMS

O deputado estadual Zé Teixeira (PSDB) encerrou o primeiro semestre de 2025 com um balanço positivo de sua atuação na Assembleia Legislativa de Mato...

Corinthians vence na Justiça, mas dívida segue igual

A recente anulação da cobrança de R$ 298 milhões em ISS não trará alívio imediato às finanças do Corinthians. Apesar do valor expressivo, a...