segunda-feira, 10/11/2025

Senador Nelsinho Trad acompanha ações de combate aos incêndios no Pantanal

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) está no Pantanal, em Corumbá, nesta sexta-feira (28), para acompanhar as ações de combate aos incêndios que têm devastado a região. Junto ao governador Eduardo Riedel, o parlamentar acompanhou comitiva de ministros federais, incluindo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do Planejamento, Simone Tebet, além de outros parlamentares do Estado.

O grupo realizou sobrevoo das áreas afetadas para avaliar a extensão dos danos causados pelos incêndios. “Sobrevoar a Serra do Amolar nos dá uma visão clara da magnitude da destruição. É essencial vermos de perto para entender a urgência das ações necessárias”, afirmou o senador.

Até o dia 27 de junho, foram registrados 3.451 focos de incêndio, sendo 2.552 apenas em junho. “Os incêndios que estão acontecendo agora têm uma junção perversa: mudança do clima, escassez hídrica severa e o desmatamento com uso de fogo. É isso que está fazendo o que a gente veja o Pantanal em chamas”, destacou a ministra Marina Silva.

Apoio Legislativo

O senador Nelsinho Trad destacou a importância da união de esforços para enfrentar a crise. “Estamos aqui para unir forças e garantir que o necessário seja feito para combater esses incêndios. É fundamental que o governo federal, estadual, municipal e o Poder Legislativo trabalhem juntos nessa missão,” afirmou.

Durante a coletiva de imprensa, o governador Eduardo Riedel também destacou a importância da colaboração entre os diferentes níveis de governo. “São muitos que temos que agradecer pela pronta resposta que tiveram nessa ação. Nossa obrigação é ajudar a mobilizar para ter essa pronta resposta.” Riedel agradeceu ainda ao senador Nelsinho Trad e à bancada federal pelo apoio contínuo.

O Governo do Mato Grosso do Sul decretou estado de emergência em resposta aos incêndios florestais que se espalham pela região. O decreto, válido por 180 dias, busca permitir ações mais rápidas e eficazes, incluindo a evacuação de áreas e a utilização de propriedades privadas em casos de risco iminente.

Para apoiar o combate aos incêndios, a aeronave KC-390 Millennium, considerada o cargueiro mais rápido e moderno do mundo, está sendo utilizada. “O nosso objetivo, aqui, é realmente combater os fogos de incêndio na região do Pantanal e o nosso estado final desejado é extinguir e combater o fogo ajudando as outras aeronaves também envolvidas”, afirmou o Tenente-Coronel Américo, comandante da aeronave. “A KC-390 Millennium tem uma capacidade de 12 mil litros de água e consegue fazer a dispersão em focos de incêndio mais específicos,” acrescentou.

O senador Nelsinho Trad destacou a importância dos recursos tecnológicos no combate ao fogo. “Essa aeronave é uma ferramenta muito importante na luta contra os incêndios. Com sua capacidade de transportar 12 mil litros de água, ela é um exemplo de como a tecnologia pode ser aliada neste momento crítico.”

Os incêndios já destruíram 688 mil hectares no Pantanal em 2024.

O senador Nelsinho Trad concluiu enfatizando a importância de uma resposta rápida e eficaz. “O Pantanal é um tesouro nacional e um patrimônio da humanidade. Precisamos agir agora para proteger esse bioma único e garantir que ele seja preservado para as futuras gerações”.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Deputado Roberto Hashioka participa da 22ª edição do Japão Fest em Dourados

A 22ª edição do Japão Fest reuniu centenas de pessoas na noite do último sábado (8), no Clube de Campo do Estádio Poliesportivo César...

JARDIM: Câmara municipal realiza evento em alusão ao Novembro Azul

A Câmara Municipal de Jardim promoveu, nesta Terça-feira (4), um evento especial em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a saúde...

Sessão solene na câmara destaca juventude católica com entrega da medalha São Carlo Acutis

A Câmara Municipal de Campo Grande promove, na segunda-feira, dia 10, às 19 horas, Sessão Solene de Outorga da “Medalha Legislativa São Carlo Acutis”,...

AGU e Ibama lançam modelo nacional de TAC para acelerar recuperação ambiental

A AGU e o IBAMA firmaram uma Orientação Nacional Conjunta que cria o primeiro modelo nacional de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) voltado...