terça-feira, 18/11/2025

Semana do campo destaca identidade rural e tecnologia na educação básica

A Semana das Escolas do Campo, que ocorre de 17 a 19 de novembro de 2025, tem como tema “Ciência e Tecnologia que Alimentam o Brasil”. O evento busca levar as inovações mais atuais do campo para estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino (Reme).

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), a principal proposta da iniciativa é valorizar o protagonismo das escolas do campo. O evento promove o intercâmbio de experiências e saberes, com foco no papel da ciência e da tecnologia na produção de alimentos e no desenvolvimento sustentável do Brasil.

Com foco na valorização da identidade dos estudantes do campo, a Semed tem adotado uma pedagogia ativa, que integra teoria e prática.

“Estamos trabalhando com um currículo adaptado para a escola do campo, que mantém a matriz curricular e o nível de ensino equivalentes aos das áreas urbanas, mas leva em consideração as particularidades do contexto rural”, afirmou o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt.

“Nosso objetivo não é apenas preparar os alunos para a educação básica, mas também trazer a identidade do campo”, completa.

Ele também destaca o investimento de R$ 18 milhões na agricultura familiar, que elevou para 45% a compra de alimentos da merenda escolar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Esse é um passo importante para valorizarmos o pequeno agricultor”, finaliza.

Analice Talgatti, chefe da Divisão dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio, explica que “as palestras foram organizadas para que os professores pudessem absorver esse conhecimento e transmiti-lo aos alunos, ligando o conteúdo ao currículo das escolas do campo”. O objetivo é proporcionar aos alunos condições para tomar suas próprias decisões, seja na vida rural ou urbana.

Marta Vargas, professora da Escola Municipal Darthesy Novaes Caminha, enfatiza a importância dessa troca. “É um apoio que recebemos para fortalecer os conhecimentos rurais”. Ela também ressalta que o evento ajuda a mostrar que “o campo não está associado a coisas antigas e defasadas, mas sim a tecnologia, produtividade e riqueza”.

O presidente do Sindicato Rural, Eduardo Monreal, agradece a parceria com a Semed e incentiva os professores. “Nenhuma mudança acontece sem a aquisição de conhecimento, pois este é o motor da transformação. Estamos travando uma batalha contra o mau uso da tecnologia que resulta em informações fúteis e rasas, que não fixam o aprendizado na mente”, disse ele citando um estudo do MIT (Massachusetts Institute of Technology), sobre o baixo engajamento cerebral de alunos que usaram Inteligência Artificial para escrever redações. O presidente defendeu que, para avançar na educação, “o foco não deve ser apenas nas melhorias externas, como salário ou reformas de carteiras, mas sim na transformação interna do aluno”.

Programação

O primeiro dia da Semana, na segunda-feira (17/11) foi dedicado aos Painéis de Palestras Temáticas para professores das escolas do campo, realizados no Sindicato Rural de Campo Grande.

Nesta terça-feira (18/11) so tema erá voltado para a formação continuada dos professores e a montagem das exposições dos alunos. Por fim, na quarta-feira (19), ocorrerá a IX Expocampo, uma mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas do campo da Reme durante o ano de 2025. O evento também contará com uma apresentação teatral que narra a história da agricultura de forma lúdica.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Para Gerson, financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Gerson Claro (PP), destacou que a autorização para o Estado contratar financiamento de...

Vereadora Luiza realiza audiência pública sobre os direitos dos Povos de Religiões de Matriz Africana

A vereadora Luiza Ribeiro realiza, na próxima segunda-feira (17) às 9h, na Câmara Municipal de Campo Grande, a audiência pública “Direitos dos Povos de...

Irritado, Neymar cria clima de tensão no Peixe

Neymar voltou a gerar polêmica no Santos. Durante o jogo contra o Flamengo, o meia-atacante reclamou de companheiros, comissão técnica e arbitragem, deixando o...

Natal dos Sonhos terá shows nacionais, circo na praça e sorteio de apartamentos

A Prefeitura de Campo Grande realiza a partir do dia 29 de novembro o Natal dos Sonhos 2025, uma parceria com empresas privadas e...