Sead avança com campanha ‘Lixo Zero’ e mobiliza servidores do Estado para sustentabilidade

A Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) deu importantes passos para a implantação plena da campanha ‘Lixo Zero’, com foco na gestão sustentável de resíduos. Um diagnóstico inicial foi realizado, com dados do último mês, para avaliar os tipos e a quantidade de resíduos gerados.

Dentro do cronograma de ações, equipes de limpeza foram orientadas sobre os objetivos da campanha, aprendendo a separar e pesar os resíduos, que alcançaram uma média de 40 kg por dia somente na sede da Sead, resultando em, aproximadamente, 1,2 tonelada no período.

A mobilização incluiu a orientação de aproximadamente 250 servidores sobre a separação correta de resíduos e temas relacionados, como a diferença entre lixo e resíduo sólido, tempo de degradação, logística reversa, impactos ambientais e sociais do descarte inadequado, e as metas da campanha Lixo Zero.

Também foram abordados tópicos essenciais para promover uma mudança cultural, reforçando a importância de adequar as práticas institucionais às legislações ambientais e disseminar o conceito de sustentabilidade dentro e fora do ambiente de trabalho.

Para estruturar a campanha, foram adquiridos residuários e balanças de pesagem, além de instaladas lixeiras identificadas com placas e cartazes informativos nos corredores da sede. Também foram criados residuários específicos para materiais como cápsulas de café, itens de escrita, pilhas, tampinhas, e outros recicláveis, todos destinados à logística reversa.

Entre os resultados práticos, sete quilos de cápsulas de café foram encaminhados à empresa indústria; 300 lâmpadas fluorescentes e de LED foram entregues a reciclagem, e diversos resíduos recicláveis foram depositados em local especifico para recolhimento.

Além disso, eletrônicos e móveis inservíveis foram destinados ao Ecoponto. O mês de dezembro marcou ainda o início do diagnóstico em prédios da Sead fora do Parques dos Poderes, como o Procon/MS.

Essas iniciativas reforçam o compromisso da Sead com a sustentabilidade, criando um ambiente institucional mais responsável e alinhado às práticas ambientais exigidas pela legislação. Os resultados já obtidos são um importante marco para a consolidação da campanha Lixo Zero e o estímulo à adoção de hábitos mais sustentáveis pela sociedade.

A servidora Célia Sampaio está disponível para esclarecer dúvidas e receber sugestões pelo telefone 3318-4155. A campanha Sead Lixo Zero é um exemplo de como instituições públicas podem contribuir para a preservação ambiental, engajando seus colaboradores em práticas sustentáveis que impactam positivamente a sociedade como um todo.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Prazo do Sisu+ termina nesta sexta-feira e permite mudança de curso

Estudantes devem acompanhar notas de corte do Sisu+ 2026 O prazo para os candidatos do Sisu+ 2026 alterarem a escolha de curso termina nesta sexta-feira...

Governo amplia política industrial e injeta R$ 140 bilhões na Nova Indústria Brasil

Plano federal reforça indústria, inovação e sustentabilidade até 2026 O governo federal anunciou um reforço de R$ 140 bilhões para a política Nova Indústria Brasil,...

Polo Moreninhas forma primeira turma de barbeiro

Treze alunos concluíram o primeiro curso de barbeiro promovido pela Escola Funsat no Polo Moreninhas. A capacitação teve duração de seis semanas, com carga...

Inscrições para a 3ª Copa de Futebol Society Feminino terminam nessa semana 

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), está com inscrições abertas, até o dia 25 de junho, para a 3ª...