sexta-feira, 18/07/2025

SAS promove ação para mulheres surdas no Hospital do Amor nesta terça-feira 

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), por meio da Superintendência de Políticas de Direitos Humanos (SDHU), em parceria com o Centro Municipal de Interpretação de Libras (CMIL), realiza nesta terça-feira (10), no Hospital do Amor, a ação Acessibilidade e Saúde, voltada para mulheres surdas de Campo Grande.

No total serão atendidas 22 mulheres com a oferta de exames preventivos essenciais, como mamografia e papanicolau. Todo o atendimento contará com o suporte da intérprete de Libras, garantindo acessibilidade linguística e promovendo uma experiência acolhedora para mulheres que geralmente encontram dificuldade para realizar os exames preventivos devido à barreira comunicacional.

A ação tem início às 7 horas e representa o fortalecimento das políticas públicas voltadas à população surda e evidencia o compromisso da Prefeitura de Campo Grande com o direito à saúde, à inclusão e ao acesso universal aos serviços.

“Essa ação é mais do que garantir exames, é garantir cidadania. Muitas mulheres surdas deixam de fazer o preventivo por não se sentirem compreendidas no sistema de saúde. Nosso papel, enquanto gestão pública, é romper essas barreiras e assegurar que ninguém fique para trás e o Hospital do Amor é um parceiro fundamental nesse processo”, afirmou a superintendente de Políticas de Direitos Humanos, Priscilla Justi.

A ação é uma das iniciativas que integram o trabalho permanente da SDHU com a inclusão e o acesso humanizado aos serviços essenciais voltados às pessoas em vulnerabilidade social e com deficiência.

Para a secretária de Assistência Social, Camilla Nascimento, a oportunidade resgata a autoestima das mulheres, que em muitos casos estão fazendo esses exames pela primeira vez na vida. “O acesso aos exames preventivos é direito de todas as mulheres. Sem o auxílio da tradução simultânea, informações importantes dos médicos poderiam passar despercebidas, por isso a importância dessas parcerias para promover um atendimento inclusivo”, pontuou a secretária. 

O Hospital do Amor está localizado na Avenida Vereador Thirson de Almeida, 3103, Bairro Aero Rancho.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Anna Toledo lança “Proibido”, faixa-título do primeiro DVD

A música encerra o EP1 e dá sequência ao lançamento por partes do primeiro projeto audiovisual da artista.

PF investiga ligação de ministros do STJ com empresário de corrupção

A Polícia Federal apura vínculos entre ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o empresário Haroldo Augusto Filho, alvo da Operação Sisamnes, que...

Homem preso por contrabando de combustível em MS

Uma operação conjunta da Polícia Civil e Receita Federal em Corumbá/MS resultou na prisão de um homem de 39 anos, suspeito de armazenar combustível...

Fumacê circula por três bairros de Campo Grande nesta sexta-feira 

O combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya, será reforçado em três bairros de Campo Grande, com o uso do...