O vereador Ronilço Guerreiro recebeu a vacina contra a gripe nesta semana na Unidade de Saúde da Família (USF) São Benedito, em Campo Grande, e aproveitou a ocasião para incentivar a população a se imunizar diante do aumento expressivo de doenças respiratórias na cidade.
“Os hospitais estão lotados. Precisamos nos vacinar e adotar cuidados para evitar o agravamento da situação”, destacou o parlamentar, lembrando que a vacinação é um ato de responsabilidade coletiva.
A Secretaria Municipal de Saúde liberou, desde segunda-feira, a vacina contra a Influenza para toda a população a partir de seis meses de idade. Em março, a campanha teve início com foco nos grupos prioritários, como idosos, crianças e gestantes.
Até o momento, mais de 69 mil doses foram aplicadas, mas a cobertura vacinal ainda está em 18,52%, segundo dados oficiais. A baixa adesão preocupa autoridades, já que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estão em alta.
Foram registrados 1.101 casos suspeitos de SRAG este ano, com 586 confirmações e 79 mortes. O vírus da Influenza responde por 22 dessas mortes, seguido pela Covid-19, com 10.
A Sesau alerta que a vacina é segura, eficaz e previne internações. Casos leves devem ser atendidos nas USFs, e os graves, nas UPAs ou CRSs. A prefeitura reforça a importância do uso de máscaras e higiene das mãos, principalmente com crianças pequenas.