Líder do Podemos na Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Ronilço Guerreiro falou na sessão de hoje sobre o Dia Mundial de Prevenção e Conscientização de Combate ao Suicídio, data lembrada anualmente em 10 de setembro. Guerreiro é psicólogo, palestrante na área motivacional e fundador do grupo Psicólogos com Amor que teve atuação importante durante a Pandemia.
A data faz parte da campanha Setembro Amarelo e visa ampliar a discussão e criar ações de Combate e Prevenção ao Suicídio. “Eu sempre digo que a luta pela saúde mental precisa ser diária, mas sei que o Setembro é mês de valorização da vida, amarelo é esperança. É preciso falar sobre suicídio, pois tem formas de prevenção e as pessoas não querem tirar a vida, querem sim matar a dor”, comentou o vereador.
“Sempre lembro de algumas histórias que aconteceram comigo e tem uma que guardo com muito carinho. Tenho mania de esquecer livros nos carros e um dia “esqueci” um livro num carro que estava estacionado em um supermercado. Minha surpresa foi quando um pouco mais tarde uma mulher me mandou uma mensagem que dizia: “você salvou a minha vida! Eu estou com depressão, desempregada, meu filho fugiu de casa, meu marido brigou comigo e eu entrei no mercado para comprar uma bebida forte e tomar com remédios para me matar, mas quando vi aquele livro, do Augusto Cury, que dizia que a vida vale a pena ser vivida, comecei a ler ali no carro mesmo e ele mudou minha vida. Pessoal, às vezes uma mensagem, uma palavra de apoio, algo simples, muda o rumo de uma pessoa”, complementou o vereador.
O tema da campanha esse ano é “Se precisar, peça ajuda!”. “Eu costumo dizer que as pessoas que estão com algum problema emocional normalmente dão algum sinal, por mais simples que seja, e é uma forma de pedir ajuda, por isso precisamos estar atentos”, reforçou Guerreiro. “Essa é uma discussão que precisa ser permanente, pois o cuidado com a cabeça é diário. Precisamos reforçar o debate em torno da prevenção, pois saúde mental é um problema sério e temos que ter cuidado e um olhar atento”, complementou o vereador.