quarta-feira, 31/12/2025

Rodolfo Nogueira assina pedido de CPMI para investigar Banco Master

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) assinou pedido de abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o Banco Master, em meio a um escândalo político e financeiro que ganhou força nos últimos meses e que tem como um dos envolvidos o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Em suas redes, o parlamentar postou duro discurso sobre o caso: “Alice! Alice!
O Brasil realmente é o país das maravilhas. Pelo menos é isso que os petistas dizem. O Brasil voltou à normalidade, sim, voltou. À normalidade da corrupção, dos escândalos, dos cofres públicos sangrando. Voltou ao velho padrão que todos conhecem”, declarou.

Nogueira continuou suas críticas ao dizer que o “escândalo é grande demais para ser escondido. Envolve todo mundo: políticos, Supremo Tribunal Federal, bancos, poder econômico. Envolve o coração do sistema”.

O requerimento de CPMI, que ainda está em fase de coleta de assinaturas, busca apurar irregularidades associadas ao banco, cujo colapso financeiro gerou prejuízos a investidores e provocou investigação da Polícia Federal por emissão fraudulenta de títulos de crédito.

De acordo com Nogueira, a CPMI é um instrumento essencial para “garantir transparência e responsabilização” diante das graves denúncias que surgiram.

Escândalo do Banco Master

O Banco Master se tornou foco de intensas investigações depois que medidas administrativas, como a liquidação extrajudicial decretada pelo Banco Central, e ações policiais apontaram fraudes bilionárias envolvendo a instituição. Há relatos de que títulos de crédito falsos teriam sido emitidos, aprofundando a crise que atingiu clientes, investidores e fundos de previdência.

Além disso, o episódio ganhou dimensão política após reportagens sugerirem relações entre o banco e figuras do cenário jurídico e político nacional, incluindo um contrato relevante envolvendo o escritório de advocacia da esposa de Alexandre de Moraes. Esses desdobramentos elevaram a pressão no Congresso por uma investigação mais ampla.

Caminho para instalação da CPMI

Para que a CPMI seja oficialmente instalada no Congresso Nacional, o requerimento precisa atingir o quórum mínimo de assinaturas exigido pelo regimento interno, 171 deputados federais e 27 senadores. Até o momento, os apoiadores já reuniram mais de 160 assinaturas, mas ainda estão coletando os demais subscritores para alcançar o número necessário.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Bosque dos Ipês recebe exposição gratuita do Museu do Videogame

O Shopping Bosque dos Ipês inicia a programação de 2026 com uma super atração: a edição comemorativa de 15 anos do Museu do Videogame...

PF realiza grande apreensão de maconha em MS

A Polícia Federal, em operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, apreendeu 1.208 kg de...

Ex-campeão de fisiculturismo de MS morre aos 30 anos

O ex-campeão estadual de fisiculturismo Kevin Notário Nunes morreu nesta sexta-feira (26), no Hospital Regional de Ponta Porã, a 346 km de Campo Grande....

Idoso é flagrado deitado no chão gelado da UPA Universitário

Um idoso foi visto deitado diretamente no chão gelado da UPA do bairro Universitário, em Campo Grande, causando comoção entre os pacientes que aguardavam...