terça-feira, 2/12/2025

Projeto de lei aprovado pelo congresso põe fim a vistoria veicular obrigatória dos Detrans.

O Sindicato dos Servidores Públicos do Detran MS, juntamente com a Federação Nacional dos Sindicatos Estaduais dos Servidores dos Detrans (Fetran), alertam a sociedade brasileira sobre o risco do aumento de adulterações e fraudes veiculares em todo o país ao se posicionar contra a recente lei 3965/2021, aprovada pelo Congresso Nacional que aguarda sanção do presidente da República.

Segundo Clayberson Ferraz, presidente da Federação, se não houver veto à parte da nova lei, quem vender ou adquirir um automóvel no Brasil não precisará mais submeter o veículo a uma inspeção obrigatória, realizada pelos Detrans, ou por empresas credenciadas, conforme estabelece atualmente o Código de Trânsito Brasileiro – CTB. Bastará uma “Declaração de procedência” assinada entre as partes (comprador e vendedor) para atestar que o veículo transacionado não possui adulterações ou modificações em sua estrutura, ou detenham componentes de origem criminosa.

De acordo com Ferraz, sem a realização da vistoria de transferência, haverá um crescimento do número de automóveis furtados e robados, circulando livremente em todo o país, afetando a segurança pública e a propriedade privada de quem investir dinheiro na aquisição de um carro, prejudicando sobretudo às pessoas mais vulneráveis e sem afinidade com a tecnologia.

Bruno Alves, diretor jurídico da Fetran e presidente do Sindetran MS, disse que outra consequência direta com o fim da vistoria relaizada pelos Detrans, será o crescimento do comércio ilegal de peças usadas, de veículos dublês, e de peças irregulares (como motores e câmbios recondicionados e vendidos como novos em veículos 0km, por exemplo), facilitando a atuação quadrilhas e do crime organizado em todo o país, elevando inclusive os preços da contratação de seguros automotivos.

Para ele, a possibilidade de eventuais embaraços jurídicos envolvendo compradores de veículos, fará com que o brasileiro médio, pense duas vezes em adquirir um carro usado para não correr o risco de perder o dinheiro investido na compra do seu primeiro automóvel, que no Brasil quase sempre é o seminovo.

Essa nova lei, se sancionada integralmente pelo presidente Lula, trará impactos profundos num importante seguimento da economia brasileira e de uma exagerada exposição do consumidor ao risco, afirmou Bruno Alves.

Durante toda a semana, antes do recesso junino, diretores da Fetran, estiveram em Brasília-DF, onde realizaram uma série de audiências com diversas autoridades do Poder Executivo da União, incluindo no Ministério da Saúde, na Secrearia Nacional de Trânsito/ SENATRAN e no Gabinete Civil da Presidência da República, no Palacio do Planalto, com vistas a vetar parcialmente o Projeto de Lei.

No Congresso Nacional, a Fetran, relizou reuniões técnicas nos gabinetes dos diversos líderes de partidos, nas bancadas do governo e da oposição, no senado e na Câmara dos deputados, para esclarecer e reforçar a posição contrária ao inciso V, do art. 123, da proposta.

“Nosso compromisso é com a sociedade. A vistoria não é mera burocracia, é proteção à vida, ao patrimônio e a legalidade. Seguiremos firmes em Brasília até que essa ameaça seja afastada”, finalizou Clayberson Ferraz Presidente da FETRAN.

Se for sancionada, a nova lei entrará em vigor após 90 dias, caso haja veto parcial ou total, pelo Presidente da República, a matéria voltará ao Congresso Nacional que poderá manter ou derrubar o veto do governo, em seção conjunta a ser realizada entre a Câmara e o Senado.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Mulher é agredida pelo marido enquanto segurava bebê de 10 meses

Um homem foi preso após agredir brutalmente sua companheira enquanto ela segurava sua filha de 10 meses em Corumbá. As agressões incluíram chutes, tapas,...

As Dez Mais

Quinta-feira, 27 de novembro de 2025. Hoje é Dia de Nossa Senhora das Graças. Faltam 28 dias para o Natal. Manchetes do Correio do Estado de hoje! MEGAOPERAÇÃO:...

Diretor do São Paulo reconhece responsabilidade coletiva e promete mudanças

Executivo de futebol do São Paulo, Rui Costa, falou à imprensa antes da coletiva do técnico Hernán Crespo, em reação à goleada de 6...

Jovem é arrastado pela correnteza e desaparece nas águas do Paraguai

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado na tarde de terça-feira (25) para atender uma ocorrência de afogamento no Rio Paraguai, próximo à antiga...